Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Curso: Engenharia Agrícola e Ambiental
Disciplina: Bioquímica Vegetal
Turma: EAA-1
Professor: Egídio Bezerra Neto
Revisão de literatura
Aminoácidos
Aluna: Anneliese Lúcia
Abril de 2010.
Objetivo
Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre sí de maneira característica. Algunsaminoácidos também podem conter enxofre. Os aminoácidos são divididos em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio, carbono alfa (todas partes se ligam a ele), e um radical característico de cada aminoácido. Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir sua proteínas, elas precisam de aminoácidos,que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
Metodologia
Variação no número ou na seqüência de aminoácidos produz uma proteína diferente, uma grande variedade de proteínas é possível. A situação é semelhante à utilização de um alfabeto de 20 letras para formar palavras. Cada letra seria equivalente a um aminoácido, e cada palavra seria uma proteínadiferente.
Os aminoácidos além de construir células e concertar os tecidos,  formam anticorpos para combater as bactérias e vírus;  fazem parte da enzima e do sistema hormonal;  constroem nucleoproteínas (RNA e DNA);  transportam oxigênio por todo corpo e participa nas atividades dos músculos. 
Quando as proteínas são divididas (separadas ou quebradas)  pela digestão o resultado são 22 aminoácidosconhecidos. Oito aminoácidos são essenciais (não podem ser fabricados pelo corpo) o resto dos aminoácidos não são essenciais (podem ser fabricados pelo corpo com uma alimentação correta).
Estrutura geral de um aminoácido:

O radical (R) representa um radical orgânico, diferente em cada molécula de aminoácido encontrado na matéria viva. 
 
Existem vinte aminoácidos diferentes na natureza, quefazem parte das proteínas e peptídeos. 
Os vegetais têm a capacidade de fabricar os vinte aminoácidos necessários para a produção de suas proteínas, já as células animais não sintetizam todos eles, sendo que alguns devem ser ingeridos com o alimento. 
Classificação nutricional
 -Essenciais - são aqueles que não podem ser sintetizados pelos animais. São eles: arginina, fenilalanina, isoleucina,leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.
* A Arginina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. Em mamíferos, a arginina pode ou não ser considerada como aminoácido essencial dependendo do estágio do desenvolvimento do indivíduo ou do seu estado de saúde.
Estrutura
Em proteínas, aarginina tem um carácter anfipático, já que parte da sua cadeia lateral é hidrofóbica mas termina num grupo guanidina, que possui carga positiva na maioria das situações fisiológicas. Este grupo pode ainda estabelecer diversas ligações de hidrogénio com moléculas de água, de substrato ou efector alostérico ou ainda com cadeias laterais de outros aminoácidos. Por esta razão a arginina pode serencontrada em locais na cadeia polipeptídica de enzimas com importância para a actividade e/ou regulação da actividade biológica das mesmas.
* A Fenilalanina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
É um composto natural que está presente em todas as proteínas (vegetais ou animais). O corpo humano necessita dafenilalanina, pois é uma parte integral de todas as proteínas do nosso corpo. Os humanos não conseguem sintetizar a fenilalanina, logo é um componente essencial da nossa dieta diária, sem ela o corpo não consegue funcionar.
A fenilalanina é encontrada no aspartame, um adoçante, substituto do açúcar e muito utilizado em bebidas, principalmente refrigerantes.

* A Isoleucina é um dos aminoácidos...
tracking img