Tecido conjuntivo e cartilaginoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Conjuntivo e Cartilaginoso

1 – Como se forma o edema e quais suas causas?
Resp.: Edema refere-se a um acúmulo anormal de líquido no compartimento extra-celular intersticial ou nas cavidades corporais devido ao aumento da a pressão hidrostática, diminuição da pressão coloidosmótica, aumento da permeabilidade vascular(inflamações) e diminuição da drenagem linfática. É constituído de umasolução aquosa de sais e proteínas do plasma e sua composição varia conforme a causa do edema. Quando o líquido se acumula no corpo inteiro diz-se que é um edema generalizado. Podemos dizer que quando um edema se forma é sinal de doença, que pode ser cardíaca, hepática, desnutrição grave, hipotireoidismo, obstrução venosa e ou linfática, também existem edemas causados por drogas. Qualquer tipo deedema,em qualquer localização, diminui a velocidade de circulação do sangue e, por esse meio mecânico (pressão), prejudica a nutrição e a eficiência dos tecidos. O edema pode ser classificado também como: Edema comum, Linfedema e Mixedema.

2 – Quais as patologias relacionadas às alterações na síntese de colágeno descrevendo suas características histológicas.
Resp.: Já existem várias patologiasrelacionadas às alterações na síntese de colágeno, por exemplo,A síndrome de Ehler Danlos é um exemplo de produção diminuída do colágeno I.  É um defeito hereditário de causas distintas. Pode ser um defeito na atividade do procolágeno peptidase na remoção das extremidades não-helicoidais do procolágeno, resultando na formação de fibrilas colágenas defeituosas como também uma mutação do gene quecodifica a enzima lisil-hidroxilase, necessária para a modificação pós-transacional da lisina em hidroxilisina, resultando na diminuição da resistência da molécula de colágeno na síndrome.
No caso de quelóides é o resultado da produção excessiva de colágeno em cicatrizes.

3 – Quais as alterações histológicas envolvidas na Síndrome de Marfan?
Resp.: A Síndrome de Marfan, também conhecidacomo Aracnodactilia, é uma desordem do tecido conjuntivo caracterizada por membros anormalmente longos. A doença também afeta outras estruturas do corpo, incluindo o esqueleto, os pulmões, os olhos, o coração e os vasos sanguíneos, mas de maneira menos óbvia. Indivíduos com esta doença apresentam frequentemente anomalias a nível esquelético, ocular e cardiovascular, entre outras. Muitos dos indivíduosafetados têm alterações das válvulas cardíacas e dilatação da aorta. As complicações cardiovasculares mais importantes em termos de risco de morte são os aneurismas da aorta e as dissecções da aorta. O padrão de herança é autossômico dominante e a base genética na maioria dos casos consiste na mutação de um gene situado no cromossomo 15, a fibrilina, importante componente na formação das fibraselásticas. A produção anormal desta glicoproteica resulta em fibras elásticas anormais produzindo as alterações que caracterizam a síndrome. As doenças cardiovasculares estão presentes na maioria dos pacientes, sendo a lesão da aorta a principal manifestação. Esta pode se apresentar inicialmente por dilatação da raiz da aorta e do seu anel valvar (no local de origem da artéria aorta no coração),levando a insuficiência aórtica progressiva, comumente acompanhada de regurgitação da válvula mitral. Estas alterações favorecem a dilatação das cavidades cardíacas esquerdas, cujo tecido conjuntivo intersticial é igualmente afetado (estrutura interna que dá sustentação ao músculo cardíaco).

4 – Qual a importância das moléculas de glicosaminoglicanos e proteoglicanos para o tecido cartilaginoso?Resp.: Glicosaminoglicanos cumpre várias funções, como por exemplo a de atrair e reter água e íons com carga positiva. São compostos tão hidratados que existem formando um gel. No tecido cartilaginoso podemos encontrar ácido hialurônico e sulfato de condroitina (ou condroitina-sulfato).
Proteoglicanos são os principais componentes das cartilagens , onde são abundantes. Sua função é atrair a água...
tracking img