Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia
A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, empregoe desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
A Macroeconomia trata o mercado de bens e serviços como um todo agregando produtos agrícolas, industriais,serviços de transportes entre outros, e não se preocupando com diferenças na qualificação, sexo, idade, origem da força de trabalho etc.
A Macroeconomia é um importante instrumento para a política e aprogramação econômica, por ter uma abordagem global tem a vantagem de estabelecer relações entre os grandes agregados e permitindo assim uma compreensão maior entre os mercados de bens e serviços, omercado monetário, financeiro e cambial, e o mercado de trabalho.
Na Macroeconomia, estuda-se o nível geral de preço, ignorando-se as mudanças de preços relativos dos bens dos diferentes setores,diferente da Microeconomia onde se consideram constantes os preços dos outros setores.
A teoria macroeconômica preocupa-se mais com aspectos de curto prazo, fundamentalmente questões conjunturais taiscomo desemprego e inflação que aparecem sempre quando a economia está trabalhando abaixo de seu nível máximo de produção, e da estabilização do nível geral de preços. Aparte da teoria econômica queestuda questões de longo prazo é denominada teoria do desenvolvimento e crescimento econômico com enfoque na trajetória de longo prazo da economia e esta teoria dedica-se fundamentalmente as questõesestruturais, que englobam fatores institucionais, sociais, tecnológicos entre outros.
Os objetivos da política Macroeconômica são: o alto nível de emprego, estabilidade de preços (inflação controlada,baixa), distribuição de renda socialmente justa e crescimento econômico. Questões relacionadas ao emprego e á inflação são consideradas conjunturais, de curto prazo e estão diretamente relacionadas à...
tracking img