Machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MACHADO DE ASSIS

Machado de Assis construiu uma obra solitária, ainda insuperável em seu conjunto e acima das correntes literárias de seu tempo.
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1.839 e passou a infância e a adolescência no morro do Livramento. Cedo perdeu a mãe e ficou sob os cuidados da madrasta, Maria Inês. Fez os estudos primários numaescola pública do bairro de São Cristóvão e foi aluno do padre Silveira Sarmento, que o contratou como sacristão. Interessou-se então pelo estudo de línguas e aprendeu francês, inglês e alemão.
Em 1.855, publicou o primeiro trabalho, o poema, no jornal Marmota Fluminense. Depois entrou como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, de onde passou, como revisor de provas, para tipografiade Paula Brito. Lá conheceu escritores e jornalistas. A partir deste ano, colaborou no Correio Mercantil, Diário do Rio de Janeiro, Semana Ilustrada e Jornal das Famílias, periódicos onde publicou boa parte de sua obra inicial. Em 1.867 foi nomeado ajudante do diretor do Diário Oficial e dois anos mais tarde casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, irmã do poeta português Fastino Xavier deNovais.O casamento teve importância decisiva na vida de Machado de Assis, pois aos 35 anos de vida conjugal harmoniosa dariam ao escritor a serenidade necessária à sua obra. Foi intensa a atividade do escritor na década de 1.870.
Em 1.880, foi nomeado oficial de gabinete do ministro da Agricultura; oito anos mais tarde foi elevado à categoria de oficial da Ordem da Rosa; e em 1.892ascendeu a diretor - geral da Viação. Paralelamente, consolidou-se seu prestígio como escritor, só amplamente reconhecido. Em 1.896 fundou, com outros intelectuais, a Academia Brasileira de Letras, da qual foi eleito presidente no ano seguinte.
Machado de Assis criou uma obra equilibrada que inclui romances, contos, crônicas, ensaios, poesia e teatro. Mas foi no romance e no conto que serealizou plenamente como escritor. Como dramaturgo, limitou-se às comédias ligeiras, a maior parte delas com um único ato, sem importância em sua produção. Das 13 peças que escreveu, destacam - se Tu só, tu, puro amor e Lição de botânica. Como poeta, contemporâneo, ainda da segunda geração romântica, Machado de Assis sofreu a influência dessa escola: seus versos não possuem entretanto o mesmocalor nem força expressiva dos grandes poetas românticos. Assim , do romantismo das Crisálidas (1.864) e Falenas (1.870), passou ao clima indianista das Americanas (1.875) e à experiência parnasiana das Ocidentais (1.879 - 1.880), cujos poemas de impecável tessitura formal já deixam entrever a filosofia amarga de seus contos e romances. Entre os mais conhecidos figuram: A mosca azul, Círculovicioso, A Carolina, Soneto de Natal, No Alto. No ensaio revelou-se prosador correto, elegante e agudo crítico literário e teatral. Como cronista, é um dos maiores do Brasil: ágil, espirituoso, sempre atento aos acontecimentos, conseguiu captar e tratar com humor a alma carioca de sua época. Suas crônicas foram publicadas na imprensa, em colunas como História de quinze dias, Balas de estalo e A semana.No conto, Machado de Assis produziu algumas obras primas. O melhor de sua produção de contistas está nas coletâneas Papéis avulsos (1.882). São contos de observação da vida exterior e de análise psicológica, em que o autor foi mestre consumado. O conto machadiano é uma arte de pormenores, de sutilezas, em que há o engaste perfeito da Cantiga de esponsais, Missa do Galo, Uns braços, Oenfermeiro e O alienista, este último na verdade uma novela. Já nos primeiro romances, Machado de Assis deixa entrever as qualidades de grande prosador.
Mas é sobretudo na trilogia Memórias Póstuma de Brás Cubas (1.881), Quincas Borbas (1.891) e Dom Casmurro (1.900) que aparece sua genialidade. Brás Cubas é o romance que serve de divisor de águas da obra machadiana e inaugura a fase de...
tracking img