Tecnologia de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IT242 - Tec. dos Materiais
05/09/2011 FORMAÇÃO DE PEÇAS METÁLICAS

Profa. Louise E. Kurozawa

FORMAÇÃO DE PEÇAS
 

Dar forma desejada às ligas metálicas São conformados ou manufaturados em produtos de utilidade
Formação de ligas Tratamento térmico Conformação ou manufatura

Refino

Tratamento térmico

Tratamento térmico
(a) Processo de recozimento  Objetivos: - Aliviartensões - Tornar material mais dúctil e mole  Etapas: - Aquecimento até uma T desejada - Manutenção nesta T - Resfriamento lento

Tratamento térmico
(b) Endurecimento por precipitação  Etapas: 2 tratamentos térmicos diferentes  Objetivo: aumentar a resistência mecânica e dureza

TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO
(a) CONFORMAÇÃO - Laminação - Forjamento - Extrusão - Estiramento (b) FUNDIÇÃO - Areia -Matriz - Precisão

(c) TÉCNICAS DIVERSAS - Metalurgia do pó - Soldagem

TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO
(a) CONFORMAÇÃO - Laminação - Forjamento - Extrusão - Estiramento (b) FUNDIÇÃO - Areia - Matriz - Precisão

(c) TÉCNICAS DIVERSAS - Metalurgia do pó - Soldagem

(a) CONFORMAÇÃO
 Operações que conferem uma determinada forma a uma peça metálica por meio de deformação plástica  Deformaçãoplástica: aplicação de uma tensão maior que o limite de escoamento do material  Aplicáveis em materiais moderadamente dúcteis

Classificação dos processos de conformação

LAMINAÇÃO
Processo mais utilizado  Modificar a geometria de um corpo metálico pela passagem entre 2 cilindros  Laminação a quente  Laminação a frio


LAMINAÇÃO
(a) Laminação a quente:


Aquecimento do material(lingote) → semiGrandes deformações Produtos semi-acabados: matéria-prima

plástica → ↑ ductibilidade do material
 

para o processo de laminação a frio

LAMINAÇÃO
(b) Laminação a frio:  Feita em chapas e barras laminadas a quente  Operações de acabamento  Pequenas deformações  Superfícies regulares  Produto acabado

Laminação a quente

Laminação a frio

Chapas

Perfisestruturais H ou trilhos

Mecânica da laminação
 Esforço predominante = compressão direta  Arco de contato  Ponto neutro = pressão máxima dos cilindros sobre a peça  Ângulo de laminação = ângulo de contato

Fabricação de tubos por laminação (laminador mandrilador)

Laminador “Mannesmann”

Laminadores de acabamento

Laminadores de acabamento = calibragens dos diâmetros externos e internose alisamento das superfícies interna e externa

Fabricação de tubos por laminação (laminador mandrilador)

Defeitos nos produtos laminados
Geralmente originados durante fabricação do lingote:  Vazios: gases retidos durante solidificação do lingote  Gotas frias: respingos de metal que solidificam na parede do lingote. Podem aparecer na superfície do produto acabado  Dobras: Excesso damassa metálica que pode sofrer recalque no passo seguinte  Material retorcido: temperatura não uniforme

TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO
(a) CONFORMAÇÃO - Laminação - Forjamento - Extrusão - Estiramento (b) FUNDIÇÃO - Areia - Matriz - Precisão

(c) TÉCNICAS DIVERSAS - Metalurgia do pó - Soldagem

FORJAMENTO
Deformação de uma única peça de um metal que está normalmente quente;


Através demartelamento ou esforços de compressão direta


TIPOS DE FORJAMENTO


Em matriz aberta

Aplicações:
  

Peças grandes Formatos simples Ex: eixo de navio, ganchos, correntes, âncoras, alavancas...

TIPO DE FORJAMENTO
Em matriz fechada

Rebarbação da peça forjada

Rebarba: excesso de material Garante o completo preenchimento das cavidades das matrizes

Peças forjadas emmatriz fechada

Defeitos nos produtos forjados
 Falta de redução: penetração incompleta do metal na cavidade. Golpes rápidos e pequena pressão do martelo  Trincas superficiais e internas: tensões originadas pela deformação  Incrustações de óxidos: Camadas de óxidos que se formam durante aquecimento  Descarbonetação: perda de C na superfície do aço, devido ao aquecimento

TÉCNICAS DE...
tracking img