Pmbok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O QUE É O PMBOK OU GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS, ONDE E PARA QUE É UTILIZADO?
PMBOK é um documento formal que descreve normas, métodos, processos e práticas estabelecidas dentro de um projeto. Em regra geral é o guia da profissão de gerenciamento de projetos.
Sendo assim, torna-se clara sua utilização, que é fornecer diretrizes para a forma de gerir projetos individuais.Ele define o gerenciamento e os conceitos relacionados e descreve o clico de vida do gerenciamento de projetos e os processos relacionados.
1.1. O que é um Projeto?
No Gerenciamento de Projetos uma informação muito importante é a definição exata do termo “Projeto”. Em nossas atividades diárias, no trabalho, desempenhamos muitas tarefas que fazem parte de projetos, mas outras não podem sertratadas com o mesmo enfoque.
Uma das características que mais define um projeto é sua limitação no tempo: Todo projeto tem um início e um fim. Não existe projeto com duração indeterminada ou que dure para sempre. Alguns são definidos a partir de uma data inicial, outros são guiados por uma data final, mas sempre uma dessas informações estará claramente definida.
Além disso, os objetivos de umprojeto devem estar claramente definidos e tangíveis. Esses objetivos podem incluir a construção de um prédio, o desenvolvimento de um sistema de computador, a realização de um evento. O projeto somente estará concluído quando seu produto ou serviço for produzido.
Um projeto também envolve um conjunto determinado de recursos humanos, financeiros e materiais que devem ser otimizados para atingir osobjetivos dentro do prazo estipulado. Essa é a essência da Gerência de Projetos.
Assim, uma definição para projeto seria: “A utilização coordenada de recursos humanos, financeiros e materiais dentro de um período limitado de tempo para alcançar objetivos tangíveis e únicos”.
1.2. O que não é um Projeto
Tão importante quanto definir o que é um projeto, é saber o que não é um projeto: atividadesrotineiras e de ciclo contínuo não podem ser encaradas como um projeto. Para entender isso, considere duas situações: a implantação de uma linha de produção e a produção diária dessa linha.
Implantação da Linha de Produção
Objetivos - Instalar uma nova linha de produção. Ao final das atividades teremos um resultado inédito, mesmo que já tenhamos outras linhas de produção.
Duração - Concluída após aprodução piloto.
Recursos - Recursos são alocados e liberados e podem ser compartilhados ou mesmo usados parcialmente.
Produção Diária

Objetivos - Produzir certo número de unidades de um produto a cada dia.
Duração - Não definida.
Recursos - Recursos são alocados de acordo com regras de demanda de mercado, de forma contínua.
Um projeto é definido por seus objetivos e os limites de tempo erecursos. Muitas vezes, essas informações não são tão claras e devido à grande variedade de projetos, alguns projetos terão semelhanças com processos rotineiros.
Além disso, há alguns processos rotineiros que costumam ser gerenciados através das técnicas de gerenciamento de projetos. Esse enfoque é chamado de gerenciamento por projetos e é aplicado em situações em que mesmo as atividades dodia-a-dia trazem surpresas, como na administração de redes de computador.
2. FALANDO SOBRE GERENCIAMENTO DE PROJETOS.
2.1 Qual é o conceito de Gerenciamento?
O conceito de gerenciamento pode ser traduzido como um conjunto de habilidades e técnicas aplicadas a processos realizados, para administrar e coordenar o trabalho de construção do serviço ou produto.
Por analogia, poderíamos imaginar umprojeto como a apresentação de um concerto musical. Cada músico da orquestra faz o papel de especialista em seu instrumento, que contribuirá para produzir a música do show. A seqüência do repertório musical poderia ser vista como o ciclo de vida do projeto ou concerto. Há um início, um meio e um final.
Existe a necessidade de uma sintonia e integração entre os processos, cada um deles precisará...
tracking img