Pmbok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PMBOK A EVOLUÇÃO, HISTÓRIA, CONCEITO, FASES E SEU DESENVOLVIMENTO

Segundo Matos, Bermejo e Junior (2010) o gerenciamento de projetos de software é de grande importância no processo de desenvolvimento de produtos. “A gerência de projetos é a primeira camada do processo de engenharia de software, sendo chamada de ‘camada’ em vez de ‘etapa’ ou ‘atividade’ porque abrange todo o processo dedesenvolvimento.” (MATOS; BERMEJO; JUNIOR. p. 1, 2010)
Como aponta os autores esta gerência de projetos são as aplicações dos conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas visando atingir os objetivos estabelecidos. E a sua implementação ocorreu através de processos de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.
O PMBOK surgiu com sua primeira versão em 1987, a segunda ediçãofoi em 2000, a terceira em 2004, e 2008 a quarta edição que implantaram novos conteúdos, revisões na abordagem e melhorias. Na quarta edição contem nove disciplinas, que são gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, da qualidade, dos recursos humanos, da comunicação, dos riscos e das aquisições, demonstrando que ele é um instrumento vivo e atual, além disto é a base pararealização do exame de certificação PMP (Project Management Professional). Além do Inglês, o PMBOK está disponível em vários outros idiomas, que são: português, alemão, árabe, chinês, coreano, espanhol, francês, italiano, japonês e russo.
Como pontua Matos, Bermejo e Junior (2010) o gerenciamento de projetos surgiu na década de sessenta com a criação do Project Management Institute – PMI, mas somente em1969 que ele se disseminou e ganhou visibilidade. “O PMI é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo principal declarado é difundir a gestão de projetos no mundo de forma a promover a ética e o profissionalismo no exercício dessa atividade.”(VIEIRA, 2006 apud MATOS; BERMEJO; JUNIOR. p. 2, 2010)
Segundo Matos, Bermejo e Junior (2010) o PMBOK foi produzido pela PMI em sua primeira versão em1987, para referenciar os conhecimentos básicos de praticas de gerenciamento de projetos, de forma a constituir um padrão mundial, aceito pela ANSI (American National Standartd Institute). O PMBOK em seu gerenciamento de projetos é dividido pelas seguintes áreas: Escopo; Prazo; Custo; Recursos Humanos; Comunicação; Qualidade; Contratação; Riscos e Integração.
Estes processos descritos a cimaconforme trazem os autores, ocorrem em cinco grupos básicos e estes podem sobrepor ou interagir entre si; dependendo da fase em que se encontra o projeto. Estes grupos são iniciação, planejamento, execução controle e finalização.
Conforme os autores, o PMBOK foi criado com o proposito de identificar e descrever os conhecimentos sobre a gerência de projetos, para serem aplicadas as práticas descritas namaioria dos projetos, por possuir um consenso sobre o seu valor e sua usabilidade. A motivação no trabalho melhora a produtividade a qualidade e o serviço ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos construir sua auto estima , aumentar sua capacidade , gerenciar seu próprio desenvolvimento e ajudar os outros e desenvolver o deles adquirindo uma perspectiva positiva e criado o poder de mudança(MCconnel, 1996). Para esse autor quanto maior a motivação no trabalho, maior e a produtividade.
Pela definição encontrada no PMBOK (2004), todo projeto é temporário tendo suas próprias características, podendo ocasionar impactos na qualidade do relacionamento entre o funcionário e a empresa , conforme McConnel (1996).
Afinal, sem o conhecimento adequado de um trabalho por parte e seu gerente,qualquer modelo utilizado para sua motivação torna-se frágil. Por esse olhar, e possível supor que uma estrutura baseada em projetos e as teorias de motivação mais comuns tem perspectiva distintas e conflitantes. Tal distância e ainda mais visível quando há uso sistemático de mão de obra temporária.
O Guia PMBOK segundo PMI (2004) “[...] fornece e promove um vocabulário comum para se...
tracking img