Machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Machado de Assis  
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de julho de 1839 no rio de janeiro e morreu em 29 de setembro de 1908. Morava no morro do livramento com seus pais Francisco José deAssis, brasileiro, mulato e pintor de paredes e Maria Leopoldina machado de Assis, portuguesa da ilha de Açores e lavandeira.
Frequentou pouco a escola; ainda na infância perdeu sua mãe, sendo criadopela madrasta Maria Inês. Com a vida humilde dividiu seu tempo para estudar e trabalhar como vendedor de doces. Quando morou em são Cristovão aprendeu a falar Frances com a dona de uma padaria.
Aos 16anos trabalhou na revista “Marmota Fluminense” onde publicou sua 1° obra “Ela”. Depois trabalhou como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional onde conheceu Manuel Antonio de Almeida (autor dolivro Memórias de um Sargento de Milícia). Foi revisor e colaborador no Correio Mercantil.
Em 1869 casou-se com Carolina Xavier de Novais, portuguesa e irmã do poeta e amigo Faustino Xavier de Novais.Trabalhou como 1° oficial da Secretaria de Estado de Ministério da Agricultura, Comercio e Obras Públicas, onde em 1881 tornou-se oficial de gabinete.
Elaborou as primeiras medidas de criação daacademia de letras com José Veríssimo, onde também foi o 1° presidente. Após a morte da esposa em 1904, Machado de Assis ficou com problemas de saúde e morreu de câncer em 1908.
Características
Machadode Assis tinha características únicas como escritor. O modo como escrevia seus livros continha uma visão objetiva e pessimista das pessoas e do mundo, fazia analise psicológica das contradiçõeshumanas para a criação de personagens imprevisíveis e também crítica irônica das situações humanas, ou seja, o humanitismo que podemos ver em seu livro Memórias Póstumas de Brás Cubas:
 
- Humanistas,dizia ele, o principio das coisas, não é outro senão o mesmo homem repartido por todos os homens, conta três frases humanistas: a estática, anterior a toda a criação, a expansiva; começo das coisas,...
tracking img