Machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Machado de Assis
A genialidade de um brasileiro

Patricia Jeanne Ferreira Maller

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2011.

Resumo
O objetivo desse artigo é ampliar o conhecimento sobre este, que é descrito por muitos como o gênio da literatura brasileira. Joaquim Maria Machado de Assis, nascido em 21 de junho de 1839 na cidade do Rio de janeiro era um homem simples e sua vida cotidiana separecia com a de tantos outros homens de sua época. O que o diferenciava dos outros, era sua ‘estrela’. Na época de seu nascimento, o Rio de janeiro esboçava ares de Monarquia e se encontrava no posto de capital do Brasil. Havia pouco mais de 200 mil habitantes e há pouco, os portos foram abertos ao comércio internacional. Vivia-se também o período da regência, momento muito agitado por choquesinstitucionais e movimentos na própria capital. Um ano após o nascimento de nascimento de Machado, Dom Pedro II, então com catorze anos, emancipado, se tornou o novo imperador brasileiro. Naquele momento, a escravidão já vinha sendo abolida em quase todas as partes do mundo ocidental, havendo conflitos inerentes a essa situação. Foi nessa sociedade conflituada e interiores conturbados que Machado deAssis viveu sua infância e foi por ela influenciado.
Palavras-chave: Machado de Assis, escritor, genialidade.
Summary
The porpose of this article is to increase knowledge about the more famous brasilian writer. Joaquim Maria Machado de Assis, born June 21, 1839 in the city of Rio de Janeiro was a simple man and his daily life was like that of many men of his time. What set him apart was his'star'. At the time of his birth, the Rio de Janeiro outlined monarchy was in the rank of capital of Brazil. There were just over 200 thousand inhabitants and earlier, the ports were opened to international trade. Lived was also the period of regency, very hectic time for institutional shocks and movements in the capital itself. One year after the birth of the birth of Machado, Dom Pedro II, he wasfourteen years old, emancipated, has become the new emperor of Brazil. At that time, slavery had already been abolished in almost all parts of the western world, with conflicts inherent in this situation. It was this society that conflicted and troubled inner Machado lived his childhood and was influenced by it.
Key words: Machado de Assis, writer, genius.

Filho de mãe africana e de paibrasileiro de origem humilde, Machado teve a sorte de nascer em um núcleo alfabetizado. Sua mãe, mesmo sem ser negra, veio para o Brasil em um navio negreiro trazida do Açores, e trabalhou no navio em troca da viagem. Veio trabalhar em casa de família, sendo apadrinhada e recebendo as “letras”. Instalou-se na Chácara do Livramento, cuja proprietária, D. Tereza Angélica da Cunha, possuía muitos escravose “pardos forros” (título recebido aos escravos alforriados). Um desses pardos forros era o avô de Machado. O pai de Machado também se chamava Francisco e era pintor. Machado possuía influencia literária em casa, pois para os padrões da época, tinha o privilégio de ter pais letrados e que o influenciavam no hábito da leitura, o que mais tarde se mostrou ser de grande importância para a brilhantevida literária do autor. Desde o nascimento de Machado, o Brasil e principalmente o Rio de janeiro, passaram por muitas transformações, que puderam ser observadas por ele, influenciando-o. A Lei Eusébio de Queirós, que em 1850 decretou o fim do tráfico de negreiro, apontou que ainda havia 110 mil escravos entre os 270 mil habitantes do Rio de Janeiro. O analfabetismo estava em níveis altos, cercade 70% dos homens livres. Porém a urbanização avançava pouco a pouco e ser traficante de escravos não soava bem aos olhos da sociedade. Machado esteve presente à inauguração da iluminação à gás na Rua do Ouvidor e adjacências. O mercado financeiro começava a funcionar, com catorze bancos e dezenas de indústrias estrangeiras ganham espaço nesse cenário. Há uma crescente construção de estradas e...
tracking img