Logistica no comercio eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Monografia apresentada à
Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração.
Orientador: Prof. Sylvio Moreira Alexandre Filho
RIO DE JANEIRO JUNHO, 2007
2 RESUMO
O presente trabalho aborda a gestão logística no Comércio Eletrônico entre empresas brasileiras, que pode se tornar um diferencial neste tipo de negócio. O objetivo deste trabalhoacadêmico é demonstrar os tipos de logísticas utilizadas para melhor atender as empresas-clientes no e-commerce de forma personalizada aumentando a qualidade e agregando valor ao serviço / produto. O presente estudo foi conduzido de forma teórica, baseando-se em material já elaborado, publicado em livros, revistas, jornais, material de palestras e artigos científicos, o que caracteriza-se comopesquisa bibliográfica e, com apresentação de um relato de caso. No primeiro capítulo aborda-se o Comércio Eletrônico, com definições; com ênfase no Comércio Eletrônico negócio-anegócio, e os tipos de oportunidades geradas por essas organizações e sua atuação no mercado brasileiro. No segundo capítulo será apresentada a gestão logística com conceitos e importância nas organizações, demonstrando osistema de logística integrada. No terceiro capítulo têm-se a logística no e-business, com sua importância no setor, com destaque na categoria de negócio-a-negócio; apresentando o recurso da tecnologia de informação na logística com seus principais sistemas utilizados no e-commerce. No quarto capítulo a atenção estará voltada ao mercado de Comércio Eletrônico na atualidade, com a visão logísticautilizada no setor e as perspectivas do mercado para o futuro. No quinto capítulo demonstra um relato de caso de uma empresa logística brasileira de sucesso na distribuição de materiais – os Correios – com suas formas de atuação e seu portifólio de produtos voltados para o e-commerce. Na conclusão, são feitas considerações sobre a necessidade de um gestão logística de material diferenciado para cadacliente.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão Logística, Comércio Eletrônico, Distribuição de Material, Empresas-Clientes.
3 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1 COMÉRCIO ELETRÔNICO 6
COMÉRCIO ELETRÔNICO NEGÓCIO-A-NEGÓCIO 10
1.1 CLASSES DE OPERAÇÕES COMERCIAIS:
COMÉRCIO ELETRÔNICO 12
1.3 COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL 13
1.2 OPORTUNIDADES GERADAS PELO
LOGISTICA INTEGRADA (SUPPY CHAIN) 15
2.1 GESTÃO DE ESTOQUE NO SCM20
2.2 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO NO SCM 21
3 A LOGÍSTICA NO E-BUSINESS 24
3.1 A LOGÍSTICA NO NEGÓCIO-A-NEGÓCIO 25
3.2 A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) 26
3.2.1 ERP – Enterprise Resource Planning 30
2 GESTÃO LOGÍSTICA:
ECR – Efficiente Consumer Response 31
3.2.3 JIT – just in time 32
3.2.4 CRM - Custumer Relationship Management 3
3.2.2 EDI – Eletronic Data Interchange e

ELETRÔNICOATUAL 36
4.1 VISÃO LOGÍSTICA DO MERCADO ATUAL 37

BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS 41
5.1 SERVIÇO DE LOGÍSTICA INTEGRADA 41
5.2 O E-SEDEX 42
CONCLUSÃO 45
5 INTRODUÇÃO
Com o meio empresarial mais dinâmico e competitivo a necessidade de adaptar-se ao novo cenário mundial é crucial para o negócio. E através do uso da internet e a tecnologia de informação as organizações atuais estão sereorganizando para utilizar essas novas e poderosas ferramentas a seu favor, nesse cenário aparece um novo tipo de empresa: a de Comércio Eletrônico.
O Comércio Eletrônico transformou-se em um instrumento moderno e eficaz de comercialização, com vital importância para a ampliação do comércio em geral. Face a estas inovações introduzidas por ele no mercado atual, há a necessidade de uma reestruturação dalogística para atender a esse novo contexto, através de utilização de métodos diferenciados em gestão de distribuição de material, para cada cliente. Pois as empresas de e-commerce, inclusive as brasileiras, estão provocando mudanças na relação entre clientes, parceiros e fornecedores e devido a elas ocorre novas formas de gestão na área logística, que acarreta na utilização de métodos que...
tracking img