Fundamentos cientificos e filosoficos da frase "mente sã, corpo são"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GEOGRAFIA –URBANIZAÇÃO
Como Surgiu?
O juiz de fora parte (ou simplesmente juiz de fora) era um magistrado nomeado pelo Rei de Portugal para atuar em concelhos onde era necessária a intervenção de um juiz isento e imparcial, que normalmente seria de fora da localidade. Em muitíssimas ocasiões, os juízes de fora assumiam também papel político, sendo indicados para presidir câmarasmunicipais como uma forma de controle do poder central na vida municipal.
Dados Geofísicos
Juiz de Fora / MG
Latitude
-21° 45' 51'' Longitude
-43° 21' 01''
Altitude
695 metros
Área
1442,9 km²
Data da fundação
1850

Dados Humanos Atuais
Juiz de Fora é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais.Pertencente à mesorregião da Zona da Mata e microrregião de mesmo nome, localiza-se a sudeste da capital do estado, distando desta cerca de 283 km. Sua população foi contada, no ano de 2010, em 517 872 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o quarto mais populoso de Minas Gerais e o 36º do Brasil. Ocupa uma área de 1 429,875 km², sendo que do total, 317,740 km²estão em perímetro urbano

PONTOS TURISTICOS DE JUIZ DE FORA ...

CINE THEATRO CENTRAL
Em 1928, quando a cidade já era um polo industrial e politicamente influente, começa a ser construído o Cine-Theatro Central, pela iniciativa dos grandes cafeicultores locais, com o objetivo de ser uma casa de espetáculos à altura do município. Aqui tem início a origem do maior símbolo histórico, cultural eartístico de Juiz de Fora.
O arquiteto Rafael Arcuri assinou a planta arquitetônica do novo teatro e a decoração interna recebeu o toque do pintor italiano Ângelo Biggi. O teatro demorou um ano e quatro meses para ficar pronto, sendo entregue aos juizforanos em 30 de março de 1929. Sua capacidade é para 2000 pessoas, contando com acústica excelente, sendo considerado um dos 10 teatros mais bonitosdo Brasil.
Em 1994 é tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No mesmo ano, o Cine-Theatro Central passou a ser gerenciado pela UFJF e pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, contando com recursos do Ministério da Educação, que promoveram a restauração do templo cultural da cidade em 1995.
Atualmente, sua administração está sob a inteira responsabilidadeda UFJF.
Localizado na Praça João Pessoa, s/n - Calçadão da Rua Halfeld - Centro Telefone: (32) 3215-1400
Horário de visitação: de segunda a sexta das 09h às 12h e das 14h às 17h e, aos sábados, das 09h às 12h


MORRO DO IMPERADOR(MORRO DO CRISTO)
Inicialmente era chamado de Morro da Liberdade e é mais popularmente conhecido como Morro do Cristo. Está a 930 m de altitude, é um dos pontosmais altos da cidade sendo uma das mais belas vistas panorâmicas.
O nome Morro do Imperador originou-se em 1861, ocasião em que D. Pedro II subiu as encostas para apreciar o céu e a vista da cidade. Nas comemorações da passagem do século, em 1906, foi construída uma capela e um monumento em homenagem ao Cristo Redentor, símbolo da vitória contra uma epidemia que assolou o município.
No Morro doImperador existiu também uma torre helicoidal, 1ª do tipo na América do Sul que serviu durante 15 anos à TV Industrial. Hoje em dia, o Morro do Imperador é utilizado por pessoas que gostam de praticar esportes em contato com a natureza. O montanhismo e a caminhada pelas trilhas são praticados frequentemente.
Localizado na Rua Dr. João Pinheiro, em direção ao Bairro São Pedro.

PARQUE DA LAJINHANo local onde atualmente funciona o Parque da Lajinha, se localizava a Fazenda da Lajinha, pertencente à família dos Lajes. O Parque possui uma área de aproximadamente 43 hectares, que abriga cachoeiras, trilhas, jardins, gramados e lagos, chamando atenção para o turismo ecológico na cidade.
O espaço conta ainda com coreto, bondes, quiosques, campo de futebol e uma floresta remanescente de...
tracking img