Ergonomia e postura no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA E POSTURA NO TRABALHO
Significa utilizar com sabedoria os conhecimentos de diversas ciências e observações no decorrer dos séculos, os efeitos do trabalho provocam sobre o nosso corpo. Assim, ergonomia, hoje, significa adequar o trabalho às pessoas e não as pessoas ao trabalho.
Foi desta forma, o entendimento do órgão que controla a saúde do trabalho no mundo (Organização Mundial daSaúde).
No Brasil, o Governo Federal também sentiu a necessidade de criar normas para que as empresas pudessem fazer o melhor possível para evitar o mal maior do trabalho. Através do Ministério do Trabalho e da saúde, criou a “Norma 17”, obrigando as empresas optarem não só na fabricação de móveis e utensílios, máquinas e aparelhos ergonomicamente fabricados, mas também para reduzir as dores esofrimento do trabalhador brasileiro. Quando se não observar normas ergonométricas, o trabalhador sofre no seu corpo as conseqüências e o empregador no seu bolso, através de gastos com muletas, auxílio doença, faltas e outros prejuízos além da consciência pesada de Ter provocado transtorno ao seu semelhante.
Para aumentar a produção, o empregador deverá adotar estas normas (Norma 17) em suaempresa, evitando assim, fadigas, desconfortos, dores da LER (DORT) em seus empregados.
Mas não basta a atitude do empregador, é necessária, também a conscientização dos próprios empregados, adotando também, a melhor forma de cumprir o estabelecido.
A postura de execução do trabalho, sentar de qualquer jeito, provoca no sistema músculo-esquelético do ser humano, a causa da lei e efeito, ou seja, senão se precaver e proceder corretamente obedecendo a Ergonomia, o corpo sofrerá. Mas será bom não esquecer que o empregado permanece na empresa entre 6 a dez horas diariamente. O restante do dia em transporte, estudo, divertimento e descanso. Em sua própria casa deverá adotar também móveis, utensílios, postura correta e um colchão ortopédico. Fora da empresa, o seu permanecimento é sempre maior,e a lei da Ergonomia não sabe separar o tempo.
Relação Exemplificativa entre o Trabalho e Algumas Patologias
Lesões Causas Ocupacionais Exemplos Alguns Diagnósticos Diferenciais
Bursite do cotovelo (olecraniana) Compressão do cotovelo contra superfícies duras Apoiar o cotovelo em mesas Gota, traumatismo e artrite reumatóide
Contratura de Fáscia palmar Compressão palmar associada avibração Operar compressores pneumáticos Heredo-familiar (Contratura de Dupuytren)
Dedo em Gatilho Compressão palmar associada a realização de força Apertar alicates e tesouras Diabetes, artrite reumatóide, mixedema, amiliodose e tuberculose Pulmonar
Epicondilites do Cotovelo Movimentos com esforços estáticos e preensão prolongada de objetos, principalmente com o punho estabilizado emflexão dorsal e nas pronossupinações com utilização de força Apertar parafusos, jogar tênis, desencapar fios, tricotar, operar motosserra Doenças reumáticas e metabólicas, hanseníase, neuropatias periféricas, traumas e forma T de hanseníase.
Síndrome do canal Cubital Flexão extrema do cotovelo com ombro abduzido. Vibrações. Apoiar cotovelo em mesa Epicondilite medial, seqüela de fratura, bursiteolecraniana, forma T de Hanseníase
Síndrome do Canal de Guyon Compressão da borda ulnar do punho. Carimbar Cistos sinoviais, tumores do nervo ulnar, tromboses da artéria ulnar, trauma, artrite reumatóide e etc.
Síndrome do Desfiladeiro Torácico Compressão sobre o ombro, flexão lateral do pescoço, elevação do braço. Fazer trabalho manual ou sobre veículos, trocar lâmpadas, pintar paredes,lavar vidraças, apoiar telefones entre o ombro e a cabeça Cérvico-braquialgia, síndrome da costela cervical, síndrome da primeira costela, metabólicas, artrite reumatóide e Rotura do Supra-espinhoso
Síndrome do Interósseo Anterior Compressão da metade distal do antebraço Carregar objetos pesados apoiados no antebraço Em branco
Síndrome do Pronador Redondo Esforço manual do antebraço...
tracking img