Logistica lean

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lean Logistic – Logística Enxuta



Gustavo Junior

Resumo

Este artigo apresenta a filosofia Lean aplicada na Logística visando à eliminação dos desperdícios nos processos das operações logísticas. Demonstramos como esta metodologia pode trazer importantes melhorias no fluxo de matérias e conseqüentemente na gestão da logística e redução de custos. Tais vantagens são obtidas eliminandoos desperdícios, reduzindo a variabilidade e sincronizando o fluxo dos processos logísticos existentes na cadeia de suprimentos. O conceito de eliminação dos desperdícios é de suma importância para a logística. Se olharmos para os diferentes tipos de processos logísticos, vamos ver claramente como os desperdícios desempenham negativamente na forma como gerimos a cadeia de abastecimento. Porexemplo, mantemos estoques por causa dos desperdícios na qualidade do fornecedor, confiabilidade do transporte, capacidade de fabricação, instabilidade na demanda do cliente, entre outros. Em outras palavras, se pudermos entender e controlar os desperdícios nos processos logísticos, do fornecedor ao cliente, então seremos capazes de reduzir a nossa dependência dos estoques de segurança e, portanto destaforma a empresa pode alavancar competitiva em relação aos seus concorrentes. Pretende-se com este artigo avaliar e julgar a efetividade da utilização da metodologia Lean aplicada na operação logística.
Palavras-chaves: Lean; Logística; Cadeia de Suprimentos



1 Introdução


Cada dia mais, as empresas estão exigindo agilidade, flexibilidade e controle dos seus processos, principalmente nagestão da logística. O gerenciamento do fluxo dos materiais nas operações logísticas deve ser considerado um item importante e crucial para a tomada de decisão e deve conduzir as ações de forma a atender todos os requisitos de um sistema produtivo, mantendo um fluxo contínuo dos materiais e níveis de investimento conforme as metas estabelecidas. (CHOPRA E MEINDL, 2004)

Os sistemas produtivosapresentam comportamentos dinâmicos e complexos devido à interação de diversos recursos. Um recurso que vem ganhando importância na administração das empresas é a Gestão dos Estoques. Segundo Slack (1997), as empresas geram os estoques devido a variações entre o suprimento e a demanda. Se o suprimento de um produto acontecer exatamente no momento certo, na quantidade certa e no lugar correto, nãohaverá necessidade de ser armazenado. Conforme o autor é impossível medir e prever esse equilíbrio, o estoque então funciona como um regulador destas variações.

A filosofia Lean tem como um dos principais conceitos a eliminação de desperdício, sendo um dos principais desperdícios o excesso de estoque. O Lean prega que é preciso eliminar qualquer estoque que não seja necessário para apoiar asoperações e a necessidade imediata do cliente (LIKER, 2004).

Lean na Logística é uma metodologia de gestão que tenta compreender e eliminar os efeitos negativos dos desperdícios nos processos logísticos. Uma vez fundamentada em princípios a união potencializa os pontos fortes e fracos para criar um modelo cultural e operacional que irá ajudar a logística resolver seus problemas, melhorar asoperações e contribuir para o sucesso do negócio da empresa. (GOLDSBY, 2005)

2 Fundamentação Teórica

Neste tópico será exposta a fundamentação teórica referente aos assuntos objetos da pesquisa, sendo: Logística, Cadeia de Suprimentos, Lean e Logística Enxuta. O intuito desta seção é elencar o conhecimento já existente sobre os assuntos, dando-se destaque aos princípios gerais de cada elemento.2.1 Logística e Cadeia de Suprimentos

Quando chegamos à frente de uma gôndola em um supermercado e apanhamos o produto que desejamos não imaginamos todo o esforço despendido para que o produto esteja disponível neste momento. Isto é possível graças à combinação de diversas ações que juntas resultam na disponibilidade do produto ao cliente. Uma das áreas importante na realização destas...
tracking img