Obesidade, imc e outras coisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice de Massa Corporal (IMC)
O IMC (ou índice de massa corpórea) foi criado para uma melhor orientação do público sobre o seu peso em relação a sua altura, resumindo, se a pessoa está gorda ou magra.
O IMC é uma formula matemática com objetivo de sinalizar a magresa excessiva, obesidade ou a obesidade mórbida.
O cálculo do IMC é simples:

IMC = peso / (altura * altura)
ou
IMC = peso /altura²

O seu peso (em kilos) dividido pela sua altura ao quadrado (altura vezes altura).

Anorexia nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa comanorexia nervosa é chamada de anoréxica (português do Brasil) ou anorética (português de Portugal). Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia,dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
anorexia alcóolica
Anorexia alcoólica, ebriorexia(espanhol) ou drunkorexia (inglês) é um distúrbio proveniente do alcoolismo, onde ocorre uma perda da vontade de alimentar-se devido o uso abusivo do álcool.[1] Muitos jovens na faixa etária entre 20 e 40 anos trocam a alimentação pela bebida alcoólica com a finalidade de redução das medidas corporais e restrição às calorias.[2] A classificação deste problema ainda possui divergências quanto a formade considerar a a anorexia alcoólica como de fato um transtorno alimentar.[1]O termo para este distúrbio não é dado pela medicina como oficial e também ainda não foi classificado na Classificação Internacional de Doenças e no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.[3]
O álcool ingerido com o estômago vazio facilita sua absorção.[1] Atuando sobre o Sistema Nervoso Central o álcoolage primariamente como um agente euforizante (produz depressão nos mecanismos inibitórios de controle), todavia, dependendo da quantidade ingerida torna-se um depressor.[4]Reduz a ansiedade, causa sedação, produz ataxia e torna a fala pastosa em toxicidade aguda.
As influências apontadas para este tipo de prática são, por exemplo, a cantora Amy Winehouse e a atriz Lindsay Lohan, quefrequentemente associam álcool ou drogas com falta de alimentação.

Bulimia nervosa
Bulimia
A bulimia é classificada como purgativa quando envolve autoindução de vômito ou/e uso de laxantes, diuréticos ou/e emagrecedores.
Bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido como induzir vômito (90%dos casos), uso de laxantes, abuso de cafeína, uso de cocaína e/ou dietas inadequadas.[1] Se diferencia da anorexia nervosa por envolver grande variação de peso, descontrole alimentar frequente e estar mais associado a depressão maior, enquanto a vítima de anorexia nervosa está mais associado com uma magreza excessiva, longos períodos sem se alimentar e transtornos de ansiedade.[2]
O que é abulimia?
É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.



Generalidades...
tracking img