Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Nosso trabalho engloba tudo relacionado a obesidade,pegamos alguns tópicos principais como:

OBESIDADE:
A obesidade é uma disfunção que já atinge 35% da população adulta brasileira. Ela está relacionada a diversos problemas de saúde e compromete o bem estar dos indivíduos, inclusive, colocando suas vidas em risco.

SEUS TIPOS:
- Obesidade mórbida:
É definido, como o nome indica,como sendo aquela que traz consigo as doenças, ou o alto risco de adquiri-las, associadas ao excesso de peso.
- Obesidade infantil:
Crianças que não praticam nem um tipo de atividade física e não tem a supervisão dos pais e come descontroladamente e não come alimentos saudáveis.

CIRURGIAS:
A cirurgia é recomendada para os pacientes que preenchem os seguintes critérios: índice de MassaCorporal (IMC) maior que 40. IMC maior que 35 com doenças associadas à obesidade; entre outros

DOENÇAS:
Existem complicações associadas à obesidade também como: diabetes, hipertensão arterial; entre outras.

IMC:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível degordura de cada pessoa, é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.

OBESIDADE NO MUNDO:
Temos um ranking muito extenso de pessoas obesas no mundo, isso vem aumentando a cada dia mais. O campeão da obesidade entre os países ricos são os Estados Unidos, com um índice de massa corporal superior a 28. O Japão éo país com o maior número de magros no mundo. Além da obesidade, o estudo revelou 1 bilhão e 460 milhões de pessoas estão com excesso de peso. E outra conclusão alarmante: esse fenômeno que era associado principalmente aos países ricos e desenvolvidos atinge agora cada vez mais os países pobres e em desenvolvimento, entre eles o Brasil.

O QUE A GORDURA FAZ NO CORPO:
As gorduras atuam comomensageiros, ajudando as proteínas a fazerem seu trabalho. Elas também começam as reações químicas que ajudam a controlar crescimento, função imunológica, reprodução e outros aspectos do metabolismo básico.


DIETAS:
Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição. Para seguir uma dieta, convémconsultar um médico ou nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo.



INTRODUÇÃO




Vamos aqui abordar sobre a obesidade existente no mundo. Nosso objetivo será auxiliar as pessoas sobre como isto vem crescendo e causando muitos problemas no nosso dia a dia. Também abordaremos sobre alguns tipos de doenças, falaremos e ensinaremos a calcular o Índice de massacorporal (IMC), sobre a obesidade mórbida, que muitas vezes levam á cirurgias, obesidade infantil e dados sobre a taxa de obesos no mundo.

O que é obesidade?




A obesidade é uma disfunção que já atinge 35% da população adulta brasileira. Ela está relacionada a diversos problemas de saúde e compromete o bem estar dos indivíduos, inclusive, colocando suas vidas em risco.
A obesidade é,atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública no mundo ocidental, atingindo cerca de um terço da população e com aumento progressivo de incidência sendo por isso chamada de a "epidemia" do terceiro milênio. No Brasil, cerca de 15% dos adultos são obesos.
A obesidade não é um problema moral ou de falta de vontade, mas sim um sério problema médico, geralmente mal tratado e com muitascausas, envolvendo componentes genéticos, metabólicos, hormonais, comportamentais, culturais, psicológicos e sociais.

Dentre as várias doenças associadas à obesidade, as mais freqüentes são a hipertensão arterial, diabetes, doenças nas articulações - principalmente coluna baixa e membros inferiores -, insuficiência respiratória, apnéia do sono, varizes e trombose nas veias das pernas, doenças...
tracking img