Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Obesidade?
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da gordura corporal. Sendo umadoença crônica, é uma doença que não tem cura, mas é possível controlar. Ou seja, a pessoa com obesidade pode emagrecer, mas se não tiver mudança de comportamento e hábito alimentar, a doença obesidade pode voltar.
Existem dois tipos de obesidade; a visceral (maçã) que é o acúmulo de gordura abdominal, e a subcutânia (pêra) que acumula gordura nos quadris e coxa.

Ambos são perigosas, mas a quemais assusta é a gordura visceral. A obesidade subcutânia (pêra) tem o acúmulo de gordura entre a pele e o músculo, assim o risco cardíaco é baixo. Já na obesidade visceral (maçã), a gordura está aderida aos órgão. Para entender melhor é só imaginar o coração de galinha que vem com aquela gordura amarela aderida nele. A gordura visceral está aderida ao estômago, intestino, fígado, etc. O risco deter problemas cardíacos é muito alto.
Tipos de Obesidade
Há vários tipos de obesidades, cada uma tem o seu diagnóstico e seu tratamento específico.
A OBESIDADE SUBJETIVA indica que não há obesidade real, mas o paciente sente-se mal com seu corpo. Estas pessoas podem ter um pequeno "pneuzinho” no abdome, nas cadeiras, nas coxas, braços ou no peito e, como não gostam do seu corpo, sentem-se“gordos”, “horríveis”, “disformes”, etc. Esta obesidade localizada em diversos sítios no corpo pode ser corrigida com bom cirurgião que faça lipoaspiração ou lipoescultura da zona indesejável, ou simplesmente faça acompanhamento psicoterapêutico e nutricional.
Outros homens e mulheres podem ter um excesso de peso de muitos quilos acima do seu peso ideal, assim como 12 ou 15 quilos a mais do que deveriampesar. Eles sofrem de OBESIDADE MODERADA, o que sem dúvida afeta a sua vida pessoal e familiar, o seu trabalho e a sua auto-estima. Eles podem ainda não ter doenças causadas ou agravadas pelo excesso de peso, mas requerem sem dúvida tratamento. Esta obesidade moderada precisa de atenção de um médico que ajude a lograr um adequado controle do peso e a modificar os hábitos de alimentação eexercício para que a pessoa viva melhor.
Finalmente, há doentes que sofrem de OBESIDADE SEVERA e têm 25, 30,50 ou 80 quilos a mais. Estes doentes são os que sofrem de uma ou mais doenças relacionadas à obesidade e sua vida está em perigo! O tratamento destes doentes é cirúrgico, já que foi comprovado em todo o mundo que quem chega a ter este tipo de obesidade, faça o que fizer com regimes, dietas,hipnose, etc., não consegue perder peso de forma adequada, e se consegue, logo voltam a tê-lo novamente. Este fenômeno foi chamado de Ioiô, no qual se perde e se ganha peso e com um agravante, cada vez com mais quilos, cada vez com mais dificuldades e com mais doenças. Fortuitamente, têm-se na atualidade grandes avanços da técnica cirúrgica e os resultados após a cirurgia são muito satisfatórios para odoente, seus familiares e amigos.
Em quaisquer das suas formas, os tratamentos médicos ou cirurgias têm um só objetivo: Fazer com que a pessoa se esqueça para sempre das dietas, aprenda a viver plenamente, alimente-se de forma correta, desfrute do exercício físico e que, com o corpo sadio, recupere totalmente a sua auto-estima e possa gozar a vida plenamente.
As Causas da Obesidade | | ||
|
Causas da obesidade:As causas da obesidade podem ser quatro: excesso de ingesta, falta de atividade física, tendência (genética) e problemas glandulares (endócrinos).1. Excesso de ingestaA obesidade é uma doença da nossa civilização. O homen primitivo não era obeso, pois alimentava-se de sementes, raízes e frutas e não dispunha destes alimentos o ano todo. Atualmente, temos a nossa...
tracking img