Livro comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ALUNO: PRISCILA JOANA DE ARAÚJO RA:0062683
PROFESSOR: MS. NAILTON MATOS

A LINGUAGEM DO CORPO E A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
(Resumo)

Em seu texto a linguagem do corpo e acomunicação nas organizações, Aline Castro Góis destaca que em qualquer modalidade a linguagem é um fator essencial nas relações interpessoais e grupais, pois é uma linguagem que viabiliza a transmissão e arecepção de mensagens. No entanto, quando se fala em linguagem, normalmente pensa-se na linguagem verbal, ou seja, nas palavras, sejam elas escritas ou faladas. A linguagem não verbal pode estarexpressa nos sons, nos gestos, nas expressões faciais, na motricidade corpórea, na arte, nos símbolos com significação conotativa, entre outras situações.
Nesse contexto, Aline Góis observa que além daslinguagens do corpo existem as altas tecnologias que têm facilitado à emissão e recepção de mensagens; no entanto, o contato pessoal tem ficado em segundo plano e instrumentos importantes nacomunicação entre as pessoas, como a internet, intranet e portais corporativos, não suprem a necessidade de encontros presenciais.
De acordo com a autora, a linguagem não verbal pode ser reveladora das relaçõesde comunicação entre as pessoas. O corpo fala, expõe verdades, reforça ideias, favorece ou dificulta o entendimento; enfim, dá ênfase à comunicação. Assim, a linguagem muitas vezes se constitui comoinstrumento de poder e controle. Um mundo forte é o cinema mudo, é uma forte demonstração da importância da linguagem corporal. Em relação às organizações, elas são constituídas de pessoas, e cada vezmais sua efetividade é atravessada pelas relações fortalecidas entre os indivíduos. Assim, a comunicação não verbal pode constituir-se em uma das formas para a construção de relacionamentos mais...
tracking img