Leitura recreativa a filha da minha melhor amiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Filha da Minha Melhor Amiga




Nome: “A Filha da Minha Melhor Amiga”

Autora: Dorothy Koomson

Nº de Páginas: 448

Editora: Porto Editora

Sinopse: “A forte relação de amizade entre Kamryn Matika e Adele Brannon, companheiras desde os tempos de faculdade, é destruída num instante de traição que marcará as suas vidas para sempre.
Anos depois desse incidente, Kamryn é uma mulhercom uma carreira de sucesso, que vive sem ligações pessoais complexas, protegendo-se de todas as desilusões. Mas eis que, no dia do seu aniversário, Adele a contacta... A amiga de Kamryn está a morrer e implora-lhe que adote a sua filha, Tegan, fruto da sua ilícita relação de uma noite com Nate.
Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhepartiu o coração? Uma viagem dolorosa e comovente de auto-conhecimento, uma leitura de cortar a respiração.”

Opinião: Kamryn no dia do seu 32º aniversário recebe um postal da sua amiga Adele, com quem não mantém contacto há vários anos. Neste postal informa-a que se encontra num hospital, bastante doente. Apesar de tudo o que se passou entre ambas, Kamryn dirige-se ao hospital e o quepresencia vai contra tudo o que pensara. A pessoa que em tempos foi a sua melhor amiga encontra-se com leucemia e a morrer, completamente diferente da mulher que conheceu. Num último pedido antes de falecer, Adele pede a Kamryn que cuide da sua filha Tegan. Apesar da traição que gira ao volta destas duas amigas, Kamryn adora Tegan e o que inicialmente poderia ser uma loucura, adoptar uma criança,tornar-se-á num amor incondicional.

Sempre ouvi opiniões fantásticas sobre esta obra, que foi a estreia da escritora em Portugal, logo a expectativa e vontade de embrenhar nas suas páginas era enorme. Tive a possibilidade de ler esta obra através de uma troca, fica aqui o meu agradecimento pelo empréstimo.

Nesta história somos confrontados com diversas realidades. Kamryn e Adele eram melhores amigasaté há poucos anos, quando a primeira descobre que a amiga a traiu e que dessa traição Tegan foi concebida. Sentindo-se traída e destroçada porque numa mesma noite perde a melhor amiga, o noivo que amava de todo o coração e esta menina amorosa, de quem sempre gostou, Kamryn que tinha batalhado tanto para acreditar nos outros, especialmente nos homens, começa a encarar-se de modo ainda maisdepreciativo do que sucedia até então, desistindo do amor. Quando descobre que a amiga está doente e toma conta desta menina, acaba por descobrir uma faceta que nunca pensou que tivesse, o de ser mãe. Encara tudo o que é preciso dar para poder ter e sustentar uma criança. Ela que sempre deu muito valor ao trabalho, descobre que existem acontecimentos muito mais importantes na vida, colocando a família àfrente de qualquer promoção que pudesse existir.

Esta obra é sobre amizade, o quanto investimos nesta relação, que muitas vezes pensamos e desejamos ser para sempre, mas que a vida por vezes não permite que tal suceda. Centra-se na capacidade de perdoar o outro e no bem que tal acto faz tanto para o outro, como para nós mesmos, que deixamos de nos sentir perseguidos por aquela dor. É tambémuma obra de amor, o amor que uma mãe sente por um filho, mas também o amor entre um homem e uma mulher. Nesta obra é-nos demonstrado que o amor é algo que floresce e embora Tegan tenha tido a sua mãe, que amava e sempre a amará, que nunca poderá ser substituída, tem ao seu lado uma mulher que se torna a sua segunda mãe, porque lhe dá todo o amor do mundo, a sustentabilidade e o carinho que tantonecessita para enfrentar as barreiras que se lhe colocam no caminho. Por fim, são abordados dois temas bastante sensíveis, a morte e os maus-tratos infantis. Confesso que me tocou bastante os maus-tratos que Tegan sofreu por parte dos avós. Pensamos sempre nas crianças como alguém a defender, a perseverar e as cenas descritas no livro tocaram-me bastante, até porque são fruto de alguém que deveria...
tracking img