Lowvy, michael. o positivismo. ideologias e ciências sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise


Em seu texto, o autor pontua três características do Positivismo, além de apresentar quatro autores que teriam sido os papas da teoria positivista, sendo eles: Condorcet, Saint Simon, Augusto Comte, Durkeim e Max Weber.


Lowvy traz à tona a discussão das principais características do Positivismo, que seriam em primeiro lugar o fato de a sociedade ser regida por leisnaturais; o método utilizado pelas ciências sociais sendo os mesmos utilizados pelas ciências sociais e a neutralidade.


A ideia de que a sociedade seria regida por leis naturais, diz respeito ao fato de que a sociedade evolui sem o controle da ação humana. Assim como as leis naturais, as quais o homem não tem nenhum domínio, fogem ao seu controle, a sociedade seria capaz de autoregular-se e constituir-se e isso ocorreria graças a uma harmonia nas relações sociais, onde os membros dessa mesma sociedade viveriam de forma harmônica e não entrariam em conflitos.


A sua hipótese fundamental é de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, ou por leis que têm todas as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da açãohumana, tal como a lei da gravidade ou do movimento da terra em torno do sol: pode-se até procurar criar uma situação que bloqueie a lei da gravidade, mas isso se faz partindo de que essa lei é totalmente objetiva, independente da vontade e da ação humana. (LOWVY, 1998, p.36).






A afirmação supracitada, demonstra claramente a hipótese de que os positivistas acreditam que a sociedadefunciona exatamente na mesma maneira que funciona a natureza e que para entender a sociedade, deveríamos utilizar o mesmo material que utilizaríamos para entender a citada natureza. O que nos leva a segunda característica do Positivismo que fala que o método utilizado nas ciências sociais, é o mesmo método utilizado nas ciências naturais. Ora, se teoricamente a sociedade funciona da mesma maneiraque a natureza, nada mais coerente do que observá-la à luz dos métodos naturais.


O método utilizado pelo Positivismo é o da observação e o da descrição, ou seja, não se chega à essência, fica-se apenas na aparência, o que aliás não existia para os positivistas, visto que os mesmos não faziam a distinção entre essência e aparência. A demanda nesse caso, é apenas observada, descrita eencaminhada, sem se preocupar com a totalidade, fato que observamos muito claramente na sociedade de consumo, onde a necessidade de respostas rápidas para as demandas postas aos profissionais, fazem com que os mesmos terminem por dar respostas automáticas, sem analisarem a fundo o que existe por trás daquela demanda ou o que ocorreu com o indivíduo para que aquela necessidade tenha surgido.Para além disso, os positivistas acreditam que a sociedade é um dos reinos da natureza – reino social – e assim sendo, mesmo sendo um reino distinto do reino inorgânico e do reino orgânico, os mesmos se confundem por fazerem parte da mesma natureza.


A terceira característica do Positivismo apresentada pelo autor é a neutralidade, que seria o fato de que como as questões sociais fazemparte da natureza, não devem ser questionadas ou ainda, combatidas.


Da mesma maneira que as ciências da natureza são ciências objetivas, neutras, livres de juízo de valor, de ideologias políticas, sociais ou outras, as ciências sociais devem funcionar exatamente segundo esse modelo de objetividade científica. O cientista social deve estudar a sociedade com o mesmo espíritoobjetivo, neutro, livre de juízo de valor, livre de quaisquer ideologias ou visões de mundo, exatamente da mesma maneira que o físico, o químico, o astrônomo, etc. (LOWVY, 1998, p. 36).


Assim sendo, as ciências sociais não deveriam ser subjugadas a nenhuma outra ciência. Os positivistas acreditavam na divisão entre as ciências, onde uma ciência da sociedade poderia estar desvinculada...
tracking img