Pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Federal do ABC







Introdução às Engenharias

Ciclo PDCA







Nome: Andrei Bruno Fernandes R.A.: 11068311

Professora: Kátia Albertin – Introdução às Engenharias










Santo André
2012


Sumário




Conteúdo
Introdução - 2 -

Gerenciamento de Projetos - 2 -

Objetivos - 2 -

Engenharias na UFABC - 3 -

FOFA- 5 -

Matriz FOFA – UFABC - 6 -

Matriz FOFA – Individual - 6 -

Matriz da Engenharia - 7 -

Matriz Curricular de IAR - 8 -

Gráfico de Gantt - 10 -

PDCA - 11 -

Fluxograma - 12 -

Referências Bibliográficas - 13 -







Introdução

Para se alcançar um objetivo com êxito é necessário planejamento. E com um bom planejamento podemos chegar ao tal objetivo commenos obstáculos, sabendo que sempre haverá problemas no caminho até a nossa formação, sendo o planejamento uma forma de estarmos preparados para imprevistos.
Da entrada até a nossa formação na faculdade é preciso muita dedicação, estudos, utilização sábia do tempo, organização e claro, planejamento, que é o início de tudo. E para se formar em 5 anos é preciso utilizar de todos esses recursos,conciliando ainda a família, amigos(as), namorada e emprego. Ou seja, não é uma tarefa simples. Por isso utilizaremos o PDCA.


Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de projetos  é o planejamento, organização, direção e controle de recursos organizacionais, levando-se em consideração o tempo, custo e desempenho estimados. Caso o projeto esteja sendo executado com o acompanhamento de umcliente externo, também deve ser considerada a preocupação em manter boas relações com o cliente e atendê-lo (no caso de ambiente empresarial).
Qualquer tipo de produto ou serviço (setor automobilístico, eletroeletrônicos, softwares, serviços financeiros) pode ter por trás de sua execução um gerenciamento de projetos para suas operações até se chegar ao produto final, que é o objetivopré-definido.


Objetivos

Definir estratégias para a conclusão do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e também de Engenharia Específica no total de 5 anos, utilizando o ciclo PDCA, a análise FOFA e outras formas de gerência de projetos. No caso deste trabalho, Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica.



Engenharias na UFABC

Com base na Pró-Reitoria de Graduação da UniversidadeFederal do ABC, segue abaixo as engenharias oferecidas como cursos pós BC&T (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) e como se espera cada profissional formado:

Engenharia Ambiental e Urbana: O curso tem como objetivo contribuir com a resolução de problemas ambientais e urbanos por meio da realização de análises, diagnósticos integrados, concepção de projetos e avaliações técnicas, socioeconômicas ede impactos nos setores e sistemas ambientais e urbanos.

O profissional graduado nesse curso poderá atuar em agências reguladoras, organizações não governamentais, ensino e pesquisa, nos poderes públicos federal, estadual e municipal, em concessionárias de serviços públicos, agências bilaterais e multilaterais de cooperação, em empresas do setor industrial, de serviços, de consultoria e comoprofissional autônomo.

Engenharia Aeroespacial: O Engenheiro Aeroespacial se qualifica para atuar no projeto, análise, construção e testes de sistemas associados com o Setor Aeroespacial, envolvendo aeronaves, foguetes e satélites artificiais. Entre as áreas específicas se encontram: sistemas de propulsão, comunicação, controle de atitude, navegação e interação homem-máquina. Esse profissionaltambém adquire noções de sensores e instrumentação de bordo, de materiais especiais, de aerodinâmica e de controle de temperatura. A formação na UFABC possibilita amplos conhecimentos de física, química, matemática, computação e noções fundamentais de engenharia.

Engenharia Biomédica: O Engenheiro Biomédico é um profissional com base conceitual e habilidades para atuar no equacionamento,...
tracking img