Psicopedagogia clinica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução


O referente relatório solicitado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, para a conclusão do estágio Psicopedagógico Clínico. Além disso, tem por finalidade registrar as observações realizadas mediante as sessões diagnósticas, estabelecendo uma relação entre a prática pedagógica e os fundamentos teóricos adquiridos no decorrer do curso, permitindo, desta forma, umareflexão enquanto discente para uma formação qualificada, respaldada na ética profissional para atuação enquanto psicopedagogo.
Portanto, o presente relatório trata de uma avaliação psicopedagogica clinica realizada no período de 03 a 31 de março de 2012, com uma criança de 11 anos com dificuldade de aprendizagem. Este trabalho foi divido em três etapas: uma revisão literária; sessões realizadascom a criança, mãe e professoras; conclusão com a devolutiva e os devidos encaminhamentos.
Este relatório é composto da descrição das atividades, das observações e das experiências vivenciadas no período de estagio, que foram baseadas nas teorias de Piaget, Visca, Pain, Fernandez, Bossa, dentre outros. Anexados neste trabalho encontram-se as fichas normatizadoras desse estágio, com as descriçõesdas provas e cópias das atividades aplicadas com a criança.
As atividades de colocar em prática os conhecimentos adquiridos oportunizam aos estagiários o contato com o ambiente de trabalho, e a consciência da importância do trabalho desenvolvido, as interações com pessoas diferentes e a possibilidade de entrar no mercado de trabalho com um bom currículo e boas referências.
O primeiro capituloconsta da apresentação do trabalho, onde teremos uma noção da idéia central do trabalho.
No segundo capitulo falaremos um pouco sobre da Pscicopedagogia Cliníca e seus antecedentes históricos, mais especificamente da avaliação psicopedagogica e seus objetivos, e principias autores.
O terceiro capitulo discutirá o processo de avaliação e as técnicas utilizadas nesse processo, onde será descritocada uma delas e seus objetivos.
O quarto capitulo constará o relato das sessões diagnósticas, onde será descrito a identificação do sujeito, a queixa da família, entrevista inicial com o sujeito e a família, entrevista operativa centrada na aprendizagem (EOCA), provas projetivas, sessão lúdica, anamnese, entrevista com a professora e por ultimo a entrevista devolutiva.
O quinto capituloconstará das conclusões diagnósticas ou hipóteses diagnósticas.
O sexto capitulo é composto das considerações finais, onde falaremos sobre a experiência do estágio clinico.

2 Psicopedagogia Clinica e as Dificuldades de Aprendizagem

Historicamente, segundo BOSSA (2000, p. 36) os primórdios da Psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemasde aprendizagem na área médica. Acreditava-se na época, que os comprometimentos na área escolar eram provenientes de causas orgânicas, pois se procurava identificar no físico as determinantes das dificuldades do aprendente. Com isto, constituiu-se um caráter orgânico da Psicopedagogia. De acordo com BOSSA (2000, p. 48), a crença de que os problemas de aprendizagem eram causados por fatoresorgânicos perdurou por muitos anos e determinou a forma do tratamento dada à questão do fracasso escolar até bem recentemente. Nas décadas de 40 a 60, na França, ação do pedagogo era vinculada à do médico. No ano de 1946, em Paris foi criado o primeiro centro psicopedagógico. O trabalho cooperativo entre médico e pedagogo era destinado a crianças com problemas escolares, ou de comportamento e eramdefinidas como aquelas que apresentavam doenças crônicas com diabetes, tuberculose, cegueira, surdez ou problemas motores. A denominação "Psicopedagógico" foi escolhida, em detrimento de "Médico Pedagógico", porque se acreditava que os pais enviariam seus filhos com mais facilidade. Em decorrência de novas descobertas científicas e movimentos sociais, a Psicopedagogia sofreu muitas influências....
tracking img