Psicopedagogia clinica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA B.T.

CARLA REGINA DO PRADO SANTOS - RU: 482075
CINTHIA ROSA DOS SANTOS PEREIRA SIMÕES - RU: 532480

SÃO PAULO
2010

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA B.T.

Reflexão proposta para a ampliação e aprofundamento da aprendizagem edos conhecimentos abordados neste bloco de disciplinas: “Organização do Trabalho Psicopedagógico Clínico: elementos de intervenção” e “Organização do Trabalho Psicopedagógico Clínico: a intervenção”

Coordenação:
Profª Regiane Banzzatto Bergamo
Professora: Cleonice S. de Sales

SUMÁRIO
Introdução 1
Desenvolvimento 2
O caso exposto 2
Proposta de Intervenção 4
Primeira e Segunda Sessão 4Terceira Sessão 4
Quarta Sessão 5
Quinta Sessão 6
Considerações Finais 7
Referências Bibliográficas 8

Introdução

O presente trabalho traz como enfoque principal a atuação do profissional psicopedagogo dentro do ambiente clínico, compreendendo a utilização dos elementos de intervenção e a intervenção propriamente dita.
Adquirir um pensamento clínico, compreendendo todas as implicações enuances que o trabalho clínico propõe torna-se o principal objetivo desta produção do conhecimento.
O desenvolvimento da “escuta” do cliente, a escolha de ferramentas e a elaboração da proposta de intervenção é de fundamental importância para bom êxito do trabalho.
Como recurso para adquirir e exercitar tais qualidades, além do embasamento teórico é apresentado um estudo de caso como trajetoreflexivo e elaborativo do papel profissional que como produto final será a elaboração da Proposta de Intervenção.

Desenvolvimento

1 O caso exposto

“Diagnóstico Psicopedagógico
Identificação
Nome: B.T.
Data de nascimento: 07-02-93.
B. tem sete anos, mora com a mãe, está cursando o segundo ano e vem apresentando
dificuldades de aprendizagem. Durante o diagnóstico operatório, B.apresentou um resultado abaixo do esperado para sua idade cronológica. Para conservação de quantidade, mostrou-se não conservadora, ou seja, não conseguiu perceber que é possível alterar a forma sem alterar a quantidade. Ao realizar a classificação de objetos, não conseguiu perceber a semelhança entre eles.
Demonstrou que não possui domínio de planejamento, pois não consegue agrupar nenhum critério declasses. B. mostrou, ainda, que não sabe fazer a relação da parte com o todo.
Durante as provas operativas foi possível observar dificuldades em organizar e expor seus pensamentos, assim como rigidez para situações de mudanças. Essas dificuldades operativas podem estar interferindo na sua produção escolar, principalmente com relação ao raciocínio matemático. Sua lateralidade apresenta-se cruzada(mão e pé = Direita e olho = esquerdo), assim com, mal definida; erra direita e esquerda em si e na examinadora; faz espelhamento de posições e gravuras. Apresenta dificuldade de orientação espacial e percepção visual. Essas dificuldades podem estar aliadas à falta de atenção e concentração. Apresenta bom raciocínio lógico verbal, porém demonstra dificuldades para memorização e para discriminaçãofonemática, com trocas auditivamente semelhantes. Essas dificuldades podem estar aliadas à imaturidade na percepção auditiva (solicitar exames). Nas provas pedagógicas foi possível observar que B. sente “medo” de escrever “errado”e quando lhe solicitei para escrever palavra simples como “boneca”, ela se retraiu e chorou. Só consegue escrever palavras que já automatizou como: BOLA, OVO.
Para copiar,ela sente dificuldades em transcrever as letras de caixa alta para a letra cursiva. Ainda não entende a escrita como uma forma de representação gráfica que possui características próprias independente do objeto que representa, ou seja, a palavra trem é maior que telefone. B. revela-se ansiosa, tensa e insegura, principalmente diante de situações em que o resultado depende dela mesma. Essa...
tracking img