Tcc business inteligence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Pernambuco
Graduação em Ciência da Computação
CENTRO DE INFORMÁTICA























Aluno: Marden Menezes Costa (mmc3@cin.ufpe.br)




Recife, 20 de novembero de 2005.




Introdução 3
Conceitos 3
Disputa no mundo empresarial 3
Business Intelligence 4
Métricas 6
Identificando indicadores 6
Áreasanalisadas 6
Categorias dos indicadores 7
Tecnologias 7
OLAP 8
Modelo de Dados 8
Aplicações 9
Data Warehouse 9
Ambiente 10
Data Mining 12
Tipos de Padrões 13
Mineração de Regras de Associação 13
Medidas de Interesse em Mineração de Dados 14
Projetando um BI 14
Ferramentas de BI 15
Microsoft SQL Server 2005 15
Plataforma integrada para BusinessIntelligence 16
Integration Services 17
Analysis Services 18
Reporting Services 18
Integração com o Microsoft Office System 19
O Projeto Eclipse BIRT 19
A anatomia de um relatório 20
Conclusão 20
Referências 21


















Introdução


Business Intelligence (mais conhecido como BI) - que pode ser traduzido como Inteligência de Negócios ouInteligência Empresarial - é um conjunto de metodologias de gestão implementadas através de ferramentas de software, cuja função é proporcionar ganhos nos processos decisórios gerenciais e da alta administração nas organizações. [1].

Com o uso de BI crescendo cada vez mais nas empresas, cresce o número de ferramentas e de bancos de dados provendo relatórios e análise de dados para processos de BI.Apesar disso não é apenas a aquisição de ferramentas que traz inteligência aos negócios de uma empresa. Tanto para utilização quanto para desenvolvimento de um sistema de BI é preciso estudar e analisar as práticas da empresa, dos concorrentes e do ecossistema comercial.

Este documento descreve os princípios para a criação do termo Business Intelligence, além do porquê de sua utilização e quaisestratégias empresariais devem ser usadas para implantação do BI em empresas. Também descreve passos a serem seguidos para o desenvolvimento de softwares de BI. Serão então analisadas duas ferramentas, o Microsoft SQL Server 2005 e a ferramenta Open Source BIRT, do Projeto Eclipse


Conceitos


Alguns conceitos serão utilizados nas próximas seções e são definidos abaixo:

• Dado: Osdados são os elementos básicos pertencentes a um conjunto determinado de informações. (Wikipedia)
• Informação: É uma coleção de dados dos quais pode se tomar alguma conclusão (WordNet)
• Conhecimento: É o entendimento de fatos, verdades e informações obtidas através de experiências ou aprendizado (Wikipedia)



Disputa no mundo empresarial


Com o advento da internet e aglobalização é cada vez mais acirrada a disputa entre as empresas por espaço no mercado, há uma procura cada vez maior por formas de diferenciação da concorrência. Para tomar decisões importantes e vencer a concorrência é necessário que os diretores das empresas consigam, de alguma forma, prever o próximo passo dos concorrentes e agir de forma antecipada.
Sun Tzu, em seu livro “A Arte daGuerra”, afirma que “para vencer na guerra é preciso ter total conhecimento de suas forças e fraquezas além de total conhecimentos das forças e fraquezas do seu inimigo”. Este princípio mostra a necessidade de haver uma forma de guardar dados sobre a empresa e sobre seus concorrentes de forma a gerar análises importantes e que auxiliem na tomada de decisão dos gestores da empresa.
Dados passam anão ser tão úteis se não estiverem ligados a um contexto, sendo usados como informação necessária a um conhecimento tanto da própria empresa, de seus clientes, parceiros e concorrentes.
Até poucas décadas atrás a recuperação de tais dados não era fácil. Os dados de cada empresa e de cada sistema seguiam diferentes padrões, além da comunicação não ser tão fácil. Em várias ocasiões podiam...
tracking img