Latim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LATIM JURÍDICO

Nocte una quivis vel deus esse potest.
(Propércio)

“E na língua, na qual quando imagina,
Com pouca corrupção crê que é a latina”
(Luis de Camões)

Prof. Adenauer Melo de Oliveira

LIÇÃO 1. MODULO - 1

O latim é uma língua estruturada por seis casos e cinco declinações, essa estrutura é própria das línguas sintéticas, como o próprio Latim, o grego e outraslínguas antigas.
Os seis casos latinos, em síntese, é o que chamamos de análise sintática da língua portuguesa. É necessário aprendermos primeiramente os casos para entrarmos na língua latina propriamente dita, já que os casos são a base de sustentação estrutural do idioma.
Os casos são:
NOMINATIVO: É o que, em Português, chamamos de sujeito da oração. Ex: Paulo comeu um bolo inteiro. Nessecaso, Paulo é o sujeito, em Latim vai para o caso nominativo. Se o verbo é toda palavra que denota ação, o sujeito da oração é sempre aquele que pratica a ação ou aquele de quem se fala na oração.

VOCATIVO: Consiste na súplica, numa ordem, num chamamento, etc. ex: Ó Deus, onde está que não respondes? Um outro exemplo de vocativo são as exclamações, veja bem: Meu Deus! Ainda exemplificando:Menino, venha cá. Ou mesmo numa ordem mais polida, como: Menino, venha cá, por favor. A identificação do caso vocativo é muito simples, pois o mesmo vem sempre acompanhado de virgula ou entre virgula. Nos dois últimos exemplos, o termo menino vai para o vocativo.

GENITIVO: É aquele que exige o uso da preposição de, do, da, dos e das. Isso ocorre porque essa preposição não existe na língua latina,dai é necessário declinar a palavra para encontrarmos o recurso que vai suprir essa preposição. Ex: A casa de João é muito confortável. A preposição mais o nome João vão para o caso genitivo. O caso genitivo ocorre, na maioria das vezes, quando alguém tem a posse sobre alguma coisa. Chamamos isso de adjunto adnominal restritivo, pois o mesmo está restringindo um nome.

DATIVO: Esse caso é o usodo objeto indireto. Mas o que é objeto indireto? Quando dizemos: João deu um presente para sua namorada. O verbo deu é transitivo direto e indireto. É direto porque você pode perguntar: deu o que? Direto. A quem (indireto). No caso de João, o termo para sua namorada é um dativo pois é a parte da ação indireta ou objeto indireto da oração.

ABLATIVO: Esse caso é o uso do adjunto adverbial, ouseja, o uso dos termos, COM, POR, PELA, PELOS e PELAS. Ex: Por covardia da polícia, o ladrão escapou. Nesse caso, POR COVARDIA irá em Latim para o caso ablativo.

ACUSATIVO: Esse caso é o uso do objeto direto. Quando se diz: João deu um presente para sua namorada, é como está explicado no dativo. Pergunte ao verbo; João deu (o que?) isso chamamos de objeto direto. No caso de, UM PRESENTE, emPortuguês, é objeto direto, por tanto em Latim irá para o caso acusativo.

Bem, como já vimos as definições dos casos, vamos às declinações. As declinações, como foi visto no primeiro parágrafo, são cinco, as quais fazem parte da estrutura da língua. Mas para que servem? E o que é uma declinação? Bem, as declinações, como parte da língua, servem para encontrarmos todos os recursos lingüísticos, comoas preposições, já que muitas preposições não existem na língua latina, dai a necessidade de declinar as palavras. É um problema que não se encontra nos idiomas modernos, pois os mesmos são supridos de todos os recursos lingüísticos possíveis. Declinar uma palavra é dar nova desinência à palavra, ou seja, dar uma nova terminação à palavra. Ex: curriculum (sujeito singular) curriculi (do curriculo,genitivo singular).
As cinco declinações têm terminações variadas, vejamos as terminações de cada uma delas.

1ª ________________ a
2ª __________________ us, ir, er, um
3ª __________________ varias terminações
4ª __________________ us, u
5ª __________________ es

Vamos às terminações da primeira declinação latina.
As palavras da primeira declinação terminam sempre com a letra A...
tracking img