Latim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SANTA URSULA
INSPED (INSTITUTO SUPERIOR DE PESQUISA E ENSINO DO DIREITO)

AMANDA FRANÇA DE ALMEIDA

RESUMO DAS AULAS DE LATIM

Rio de Janeiro
Julho/2011

AMANDA FRANÇA DEALMEIDA

RESUMO DAS AULAS DE LATIM

Trabalho apresentado a Universidade Santa Úrsula, Instituto Superior de Pesquisa e Ensino do Direito, como requisito parcial paraaprovação na disciplina de Latim, ministrada pela Profª Flora Simonetti.

Rio de Janeiro
Julho/2011

Resumo das aulas

Foi feita em suas aulas a apresentação da disciplina de Latim,as analogias entre a língua portuguesa e a língua latina os principais contrates sintáticos, falando sobre os demais temas a serem ministrados no curso.
O resquício do particípio presente latinoportuguês foi um ponto abordado, foram dados exemplos dos adjetivos derivados de verbos que possuem NT em sua terminação, como fervente e amante(que ama) Foi destacado que o português preserva oparticípio passado, como amada no exemplo, “Amanda, amada por todos, chegou”.
Ainda falando sobre formas verbais, foi feita uma critica em relação a maneira que se denomina certas formas verbais emportuguês. Por exemplo, orai é uma forma genuinamente imperativa , visto que se diz dando uma ordem, fazendo um pedido ou dando uma sugestão aos ouvintes. Entretanto, a forma verbal oremos não setrata de um modo imperativo, mais da 3ª pessoa do presente do indicativo, é possível que o falante opte pela forma oremos na tentativa de dar um tom menos impositivo a sua fala.
Segundo aprofessora, o futuro do pretérito não deveria pertencer ao modo indicativo, visto que esse modo da conta da certeza e não das possibilidades. Observou-se também que o oposto nunca será um adjetivo, maissempre um substantivo, no exemplo: “Lula, presidente do Brasil, esta terminando o seu mandado”. Tem-se o substantivo presidente como núcleo oposto.
Houve um esclarecimento sobre um latim clássico...
tracking img