Laplace

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pierre Simon Laplace

Astrônomo e matemático francês , Marquês de Pierre Simon de Laplace nasceu na localidade de Beumont-en-Auge , Província da Normandia em 28 de março de 1749. Filho de um próspero fazendeiro , revelou um grande talento e perspicácia para a matemática enquanto estudava teologia na Universidade de Caen.
Embora de origem modesta , pôde estudar na Escola Militar da cidadenatal, graças ao interesse de alguns vizinhos de seu pai, abastados e mais esclarecidos. Pouco depois , tornou-se professor de matemática nessa escola e, em 1767, foi para Paris , após encaminhar muitas cartas de recomendação a Jean d'Alambert , um dos matemáticos mais célebres da época. Não recebendo qualquer resposta , enviou ao mestre um trabalho sobre mecânica que lhe patenteou definitivamente otalento de jovem estudioso. Desfrutando da admiração de D'Alambert , obteve o lugar de professor da Academia Militar de Paris. Por volta de 1784 , tomou parte na organização da Escola Politécnica e da Escola Normal, e ingressou na antiga Academia de Ciências. Daí em diante, foi distinguido por vários cargos políticos de importância, entre os quais o de Ministro do Interior, com Napoleão , e o device-presidente do Senado, em 1803. Par e Marquês na restauração, figurou como um dos "quarenta imortais" da Academia Francesa.
Laplace foi o mais influente dentre os cientistas franceses em toda a história. Sua reputação o tornou célebre e imortal, ficando conhecido como o " Newton francês ". Sua carreira foi importante por suas contribuições técnicas para as ciências exatas, para o ponto devista filosófico que ele desenvolveu durante sua vida e pela parcela que tomou parte na formação das modernas disciplinas científicas. Seus últimos anos de vida foram vividos em Arcueil , onde ele e um amigo químico chamado Bertholet encontravam-se associados a um círculo filosófico conhecido como Société d'Arcueil. Laplace aparentemente encontrou uma extensão anormal da modéstia quando estava vivendoseus últimos momentos na cama , onde ele pronunciou : " O conhecimento que temos das coisas é pequeno, na verdade , quando comparado com a imensidão daquilo em que ainda somos ignorantes ".
Contexto histórico
A melhor definição que encontramos para caracterizar a França da época de Laplace está descrita no parágrafo a seguir :
" No final do século XVIII , a estrutura social da França eraessencialmente Aristocrática. Conservava características de origem, isto é , da época em que a terra constituía a única forma de riqueza social e conferia a seus possuidores o poder sobre aqueles que a cultivavam" ( Albert Soboul , História da Revolução Francesa ).
Este final de século a que se refere o mencionado parágrafo foi marcado por um período conturbado, onde ansiava-se por mudanças radicaisna estrutura política , social e econômica no país. As classes mais baixas , formadas por camponeses , burgueses e artesãos, lutavam pelo fim da desigualdade tributária, pelo fim dos privilégios políticos da nobreza e pelo fim dos privilégios econômicos do clero. As atividades mercantis dos burgueses conflitavam-se constantemente com os arraigados princípios do feudalismo.
Sinteticamente ,buscava-se a liberdade e a igualdade e cada vez mais evidenciava-se a eclosão de uma revolução. Foi justamente nesta época que ocorreu a Revolução Francesa (1789) cujos efeitos fizeram-se sentir em quase toda a Europa, pois, por trás das reivindicações de uma classe social de um país, estava nascendo uma nova ideologia liberal-democrata que contradizia os princípios do Absolutismo e viria a adequar-sea uma nova ordem sócio-econômica: o capitalismo.
Culturalmente , presenciava-se a influência dos iluministas que caracterizavam-se por adotar uma filosofia de valorização da razão e o abandono dos preconceitos tradicionais. Dentre os pensadores da época podemos citar Locke, Bayle , Adam Smith , Rousseau, Voltaire, Diderot e Kant.
Obras e contribuições
A vida de Laplace como cientista pode...
tracking img