Kkkkk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Convencer alguém que uma sociedade seria bem melhor se ela fosse vista por todos como um sistema, por bastante tempo, não foi nada fácil. E não estamos falando de qualquer época e sim de uma época onde o que realmente importava era somente o lucro da empresa. Tão importante que pessoas eram tratadas como máquinas e exploradas por muitas horas e por muito pouco. Um tempo onde muitos viam essaidéia como uma loucura que nunca ia dar certo, e onde outros viam um plano de moldar a sociedade que naquele momento tinha áreas que possuíam acesso somente ao seu conhecimento. Eu até arriscaria aqui dizendo que se tratava de uma sociedade egoísta. Era como se cada uma dessas áreas tivesse uma barreira ou uma grande muralha entre os profissionais de áreas diferentes, impedindo totalmente a passagem doconhecimento e travando o progresso.
Hoje vemos todos os dias que muitas áreas já evoluíram bastante em cima dessa teoria que não passava de uma loucura, com o trabalho em grupo trazendo sempre mais conhecimento e por consequência mais resultados, não há como negar que essa idéia foi sempre e continua sendo um sucesso. Onde antes víamos profissionais de conhecimento limitados e fragmentados,hoje já podemos ver profissionais qualificados, trabalhando em grupo e com visão total da sociedade.
 Viramos finalmente organismo vivo onde cada pedaço do todo depende sempre do bom funcionamento do próximo, isso tudo por que um dia tivemos a necessidade de conhecer o total processo das nossas tarefas dividindo conhecimento e trazendo novidade para todas as áreas. O que ganhamos com isso foi atarefa melhor realizada, trabalho em grupo e mais conhecimento que acabou gerando novas áreas que vieram para fazer a diferença e não realizar somente a tarefa pretendida e sim realizar tudo com o máximo de eficiência e menor custo.
 
 

A palavra Sistema tem sua origem no grego sietemiun que significa um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado em função da suavisão holista, em que se entende que o funcionamento do sistema como um todo, constitui um fenômeno único, pois tem como objetivo estimular e manter troca de informções entre todas as partes envolvidas. Os sistemas estão em todos os campos da ciência, logo não é plausível tratar as ciências por partes isoladas porque suas interações tornam viáveis novas criações, por exemplo.
Para o biólogoaustríaco Ludwig von Bertalanffy, fundador da Teoria Geral dos Sistemas
“sistema é a totalidade que se baseia na competição entre os
seus elementos e pressupõe a luta entre suas
partes”
(BERTALANFFY, 1968, p.66)
O termo sistema tem sido mais latente em nossa cultura em função do desenvolvimento e avanço da tecnologia que teve como marco inicial a Revolução Industrial, onde ohomem passa a ser substituído pela máquina devido a sua agilidade que culminou a possibilidade de uma produção em escala, diferente do que era feito antes, pois se antes o trabalho do artesão era manufaturado e o mesmo participava de todos os processos de produção, a partir desse momento esse artesão vira operário tendo como resultado um trabalho maquino faturado onde podemos notar que houve umafragmentação do conhecimento porque cada um era responsável por uma única etapa de produção ficando assim, alheio a todas as partes componentes da fabricação de um produto.
Como conseqüência da industrialização é visível a influência de três princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências naquele período: o reducionismo, o pensamento analítico e o mecanicismo.
O reducionismo tem o seuobjeto de estudo divido em partes e cada parte passa a ser estudada isoladamente, separada das demais que constituem o todo. Assim como o reducionismo, o pensamento analítico emprega a explicação das coisas através de sua fragmentação, ou seja, decomposição em partes para uma posterior compreensão do todo e por fim, o mecanicismo, que é uma derivação dos conceitos anteriores. Esse momento...
tracking img