Kaspar Hauser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ





CURSO DE PSICOLOGIA



APREDIZAGEM E MEMÓRIA:
ANÁLISE DO FILME O ENIGMA DE KASPAR HAUSER COM AS ABORDAGENS: VIGOTSKY
PIAGET-SKINNER
BANDURA




DULCINÉIA LIMA BARRETO
SHEILA DE AGUIAR
JULIANA MAIA
MARLI DUTRA





RIO DE JANEIRO
SETEMBRO/2014APREDIZAGEM E MEMÓRIA:
ANÁLISE DO FILME O ENIGMA DE KASPAR HAUSER COM AS ABORDAGENS: VIGOTSKY
PIAGET-SKINNER
BANDURA




DULCINÉIA LIMA BARRETO
SHEILA DE AGUIAR
JULIANA MAIA
MARLI DUTRA











Trabalho de Psicologia apresentado a
Universidade Estácio de Sá como requisito
parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Psicologia.

Orientadora: Professora AlineMonteiro Garcia








RIO DE JANEIRO
SETEMBRO/2014




ÍNDICE:


VIGOSTSKY......................................................3
PIAGET...............................................................4
SKINNER............................................................5
BANDURA..........................................................6BIOGRAFIA........................................................7





























1) Vigotsky

 De acordo com o conceito Aprendizagem Pré-escolar proposto por Vigotsky, podemos destacar a cena do filme em que um menino ensina Kaspar o nome atribuído a cada parte do corpo humano. Esses são termos que qualquer um aprende na sua convivência com outras pessoas muito antes de ser exposta aeducação formal.
 Outro ponto que Vigotsky levanta em sua teoria é de que o desenvolvimento é mais lento e através do aprendizado. Podemos perceber e observar um pouco dessa teoria em que Kaspar consegue escrever seu nome, mesmo ante de conseguir compreender os sentidos e a importância daquelas palavras. (30min 30seg). Outro momento em que este conceito se apresenta é quando Kaspar é deixado numa celadentro da torre, precisamente na hora que ele se aproxima de uma janela com intuito de explorar o ambiente externo, nesse instante podemos notar o despertar da curiosidade nele, que possível às experiências de aprendizagem anterior. (31 min.)
 Como novos elementos introduzidos pelo aprendizado escolar, destacamos o desenvolvimento de uma linguagem mais extensa e culta, quando Kaspar expressa seussentimentos e idéias de maneira clara e formal (1h 49min) e também o domínio da escrita quando ele escreve uma carta ao Sr. Daumer.
 Dentro desta idéia, Vigotsky aponta os níveis de desenvolvimento da criança em Real e Potencial.
Uma das inúmeras cenas que nota-se o nível de desenvolvimento real de Kaspar é quando ele planta pés de agrião, formando seu próprio nome, mostrando duashabilidades desenvolvidas: a capacidade de escrever e a de cultivar plantas.
Ao se tratar de nível de desenvolvimento potencial, citamos a cena em que o homem que o tirou do calabouço segura Kaspar para ensiná-lo a andar, nota-se que com auxílio do homem, Kaspar consegue dar alguns passos e que a capacidade de caminhar sozinho só foi possível após essa experiência.
 A Zona de Desenvolvimento Proximalpode ser percebida quando Kaspar em uma conversa com dois religiosos diz não conseguir conceber a idéia da existência de Deus que criou tudo e expressa que primeiramente precisaria aprender a ler e escrever melhor para compreender as demais coisas. Isso leva-nos a entender que o processo de construção desta área do conhecimento a compreensão de idéias abstratas, poderia vir a se desenvolver após umamaior compreensão das idéias concretas.
 Vigotsky aponta ainda o Papel da Escola/Educação Formal. Dentro deste conceito definimos que a educação formal é um sistema de aprendizado sistematizado que deve levar em consideração o nível de desenvolvimento mental da criança para poder testar sua capacidade real e introduzir novos elementos a sua estrutura cognitiva. Ou seja, a educação formal...
tracking img