Kaspar hauser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
Faculdade de Direito


Disciplina: Sociologia Gera l


O enigma de Kaspar Hauser

1. Níveis de socialização (Primária)

O texto apresenta como socialização o processo através do qual o indivíduo passa a adotar valores e padrões de comportamento de seu entorno social.
Nessaperspectiva podemos enquadrar Kaspar Hauser como aquele que teve seu desenvolvimento de socialização primária completamente alheia ás práticas de integração e adaptação social, e assim, não a desenvolveu.
Na cena inicial do filme o quadro que se apresenta é de um rapaz de supostamente 15 anos de idade, que não sabia falar nem andar e não se comportava como humano. K. Hauser recebia pão e água parasua alimentação, e não mantinha contato se quer com outros indivíduos, no período em que esteve em cativeiro.
Do nascimento até a adolescência K. Hauser esteve isolado de qualquer contexto ou prática social, por isso é possível verificar no seu percurso de desenvolvimento de socialização posterior, que ele não consegue captar o mundo como o faz a sociedade que o cerca. Seu modo de perceber einterpretar a realidade são diferentes do realizado na prática social.
O conceito de socialização primária apresentado do texto de Rodrigo Ghriringhelli de Azevedo, é o de que o indivíduo incorpora os elementos de sua estrutura social básica, interioriza elementos da estrutura social e os valores imediatamente ligados àqueles com quem mantém relação direta e continua. Dessa forma K. Hauser foiprivado de desenvolver e exercitar sua compreensão através da prática social.
Por falta de valores significativos de interiorização que são impostos, quando criança, na socialização primária, K. Hauser não apresenta traços dos valores que compõe a realidade objetiva e que o permitiria participar do mundo social objetivo, que o permitiria perceber sua localização numa estrutura social. Seu isolamentointerfere, ainda, na forma de perceber a disposição de seu temperamento e sua influência em diversos fatores.
Durante a socialização primária não há escolha por parte da criança a respeito das significações que irá absorver, essas são impostas, “um mundo lhe é imposto e ela é obrigada aceitar”. A criança absorve papéis e atitude de seus pais (ou responsáveis pela sua socialização primária), e passaa tomar o mundo deles como o seu. No caso de K. Hauser, não houve influência alguma do mundo externo. Não houve iniciação à linguagem ou à identificação de símbolos que representassem a realidade objetiva.
K. Hauser não adquiriu valores, costumes ou padrões de comportamento que o inserissem em uma estrutura ou organização social. Completamente sem referência de comportamentos, hábitosalimentares, vestimenta, comunicação ou senso crítico, K. Hauser foi posto no meio social como um selvagem, em que as noções de educação, moral, valores e crenças inexistiam.
2. Socialização: integração e adaptação ao meio social
A socialização é a construção da identidade pessoal do ser humano. O homem não consegue viver sozinho, isoladamente dos outros. É natural esse meio social em que todosacabam interagindo de forma natural.
K. Hauser não tinha essa identidade social por conta do isolamento dele no cativeiro durante toda a sua infância até a adolescência. Depois que o “pai” o abandona no centro, ele não sabe o que fazer, pois não sabia como lidar com o ambiente externo.
Depois da chegada do rapaz para orientá-lo até o capitão, K. Hauser passou a ser curiosidade das pessoas da cidade.Uma vez que, não sabia se comportar diante de outras pessoas.
Existem três tipos de fases distintas no processo de socialização: a assunção de papéis desempenhados por seus próximos, por imitação; a passagem do “jogo sem regras” para o “jogo com regras”, em que a criança passa a respeitar regras externamente elaborada e garantidas e uma terceira etapa que consiste em ser reconhecido pelo grupo...
tracking img