Kaplan e cooper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
KAPLAN e COOPER

Kaplan e Cooper são desenvolvedores de uma técnica ou método contabilístico aplicado na contabilidade analítica com o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos às atividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custos associados a cada atividade, segmento, área ou produto(ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo.
Os custos são analisados, associando-se as atividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais atividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De facto, o método ABC demonstra a relação entre Recursosconsumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Atividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.) e Objetos de Custo ou Outputs (para que foi gasto: produto A, Produto B, Atividade C, etc.).
A figura abaixo ilustra esta visão do método ABC:

Enquanto nos métodos tradicionais utilizados na contabilidade analítica a alocaçãodos custos é efetuada através de critérios de rateios limitados (geralmente quantidade produzida ou vendida), no método ABC existe uma multiplicidade de critérios (denominados de direcionadores de custos ou cost. drivers) cada qual específico à atividade (custo) a que se relaciona. O direcionador de custos (cost. driver) representa a causa do volume de recursos consumidos pela atividade.
Segueabaixo parte de um trabalho que trata do custeio ABC como ferramenta para uma resposta eficiente ao consumidor, tendo como referencia bibliográfica: (KAPLAN, Robert S., COOPER, Robin. Custo & desempenho: administre seus custos para ser mais competitivo. Trad. O. P. Traduções. São Paulo: Futura, 1998).

INTRODUÇÃO

As mudanças comportamentais dos consumidores se acentuaram com odesenvolvimento dos meios de comunicação e informação e estão se tornando importante desafio às empresas que desejam manter-se competitivas. No segmento varejista de consumo de produtos de massa, notam-se modificações cada vez mais freqüentes que objetivam, sobretudo, fazer com que o consumidor sinta-se à vontade e tenha experiências de compra que o façam retornar à loja, ou seja, os varejistas estão começandoa trabalhar com um novo conceito: a resposta eficiente ao consumidor.
Essa resposta eficiente envolve, além da influência no comportamento do consumidor, o gerenciamento mais eficiente da cadeia de valores das partes envolvidas no processo: varejistas, fornecedores, indústrias, instituições financeiras e as empresas de consultoria que atendem a essas organizações.
Para tanto, seguindo um modeloque nos EUA foi iniciado nos primórdios da década de 90, formou-se no Brasil, em 1997, um grupo de estudos que analisa o caso de algumas dessas empresas imbuídas no objetivo de trabalhar ferramentas que, direcionadas às práticas varejistas, proporcionem às partes envolvidas um conhecimento mais racional acerca das atividades componentes do processo de vender ao consumidor.
Uma das ferramentasem estudo é o custeio ABC – ABCosting, como está grafada dentro do escopo do projeto - que é, segundo Kaplan e Cooper (1998:94) “um mapa econômico das despesas e da lucratividade da organização baseado nas atividades organizacionais". As atividades descrevem o que a empresa faz e suas funções são converter recursos em bens e/ou serviços. O seu custeio permite às empresas conhecerem seus custos edesempenho, conforme afirma Brimson (1996:27).
A questão que se coloca é: como aplicar esta ferramenta para aumentar a eficiência na resposta ao consumidor?

CUSTEIO ABC

O custeio ABC, também denominado de Contabilidade por Atividades, surgiu "em meados da década de 80 com o objetivo de suprir a necessidade de informações precisas sobre o custo da necessidade de recursos de produtos,...
tracking img