Kaizen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Muitas empresas têm buscado implementar os conceitos, técnicas e ferramentas da Produção Enxuta, principalmente, pela expectativa dos ganhos dramáticos já relatados na literatura em vários aspectos, tais como: lead-time interno, estoque em processo, aumento de produtividade, etc. No entanto, em muitos casos, a principal dificuldade encontrada não reside somente nodesenvolvimento do sistema enxuto, mas na forma de condução efetiva da mudança no chão-da-fábrica.



Histórico



Depois da Segunda Guerra Mundial, a maioria das empresas japonesas tiveram que começar literalmente do princípio. Diariamente novos desafios apareciam aos gerentes e trabalhadores igualmente, cada dia significava um progresso, implicado em um processo sem fim. Desta forma sempreexistirá algo na operação a ser questionado e requestionado a fim de que possa ser melhorado, sempre assim o Kaizen se converteu em uma forma de vida. As ferramentas que ajudaram a elevar o conceito Kaizen foram apresentadas no Japão ao término da década de 1950 e seus princípios em 1960 para gestores de qualidade como W. E. Deming e J. M. Juran; porém, a maioria dos novos conceitos, sistemas eferramentas que hoje são freqüentemente utilizados, também foram desenvolvidos no Japão com a com a implementação das melhorias qualitativas no controle estatístico de qualidade e no controle total da qualidade da década de 1960”.

No ambiente mercadológico global, a necessidade de aplicar o Kaizen ficou mais evidente diante da situação comercial gerada pela conseqüência direta da crise dopetróleo de 1973. No Ocidente, as ferramentas Kaizen, desenvolvidas por companhias japonesas, foram introduzidas primeiramente em multinacionais japonesas instaladas na Europa, como por exemplo a Nissan.










Conceito


O Kaizen (Kai: Mudança e Zen: Bom) é baseado na filosofia e nos princípios socioculturais orientais e exige o comprometimento de todos os indivíduos daempresa, desde o operário até o gerente. Consiste numa forma de gestão orientada para a maximização da produtividade e da rentabilidade e que não implica em significativo aumento de custos. As atividades da metodologia envolvem não apenas os processos produtivos, mas também as áreas de marketing, vendas, desenvolvimento, administrativas e financeiras. Os benefícios para as empresas ocidentais são:aumento de produtividade sem investimentos significativos; reduções nos custos de produção; capacidade de realização às mudanças de mercado e motivação dos colaboradores.

De forma geral, melhorias feitas nos processos que envolvem melhorar continuamente as rotinas das Empresas são intituladas de Kaizen (melhorias contínuas). Neste Subsistema de gestão visa-se eliminar as causas fundamentaisque ocasionam os resultados indesejáveis e, a partir da introdução de novas idéias e conceitos, estabelecer novos “níveis de controle”.

O conceito de Kaizen engloba uma série de inovações de gestão japonesa, até então tratadas separadamente: Controle da Qualidade Total e Gestão da Qualidade Total, Just in Time, Kanban, Zero Defeitos, Círculos de Qualidade, Sistemas de Sugestões, ManutençãoProdutiva Total, Orientação para o Consumidor, Robótica, Automação, Disciplina no Local de Trabalho, Melhoramento da Qualidade, Atividades em Grupos Pequenos, Relações Cooperativas entre Administração e Mão de Obra, Melhoramento da Produtividade e Desenvolvimento de Novos Produtos.

Existem 10 mandamentos a serem seguidos na metodologia Kaizen:

1 - O desperdício deve ser eliminado;
2 -Melhorias graduais devem ser feitas continuamente;
3 - Todos os colaboradores devem estar envolvidos, sejam gestores do topo e intermediários, pessoal de base, o Kaizen não é elitista;
4 - É baseado numa estratégia barata, acreditando que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos, não se aplicam somas astronômicas em tecnologias e consultores;
5 - Aplica-se em...
tracking img