Jornalismo cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JORNALISMO CULTURAL




















CULTURA








São Paulo
Maio/2008


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. O QUE É JORNALISMO CULTURAL?

3. COMO É DESENVOLVIDO?

4. QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS?

5. QUAIS SÃO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO UTILIZADOS?

6. QUAL O PAPEL DO JORNALISMO CULTURAL NA ATUAL SOCIEDADE
E QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE TEMA?

7.CONCLUSÃO

8. ANEXO

9. BIBLIOGRAFIA





1. INTRODUÇÃO
Através do trabalho aqui apresentado, procuramos enfatizar as principais características do Jornalismo Cultural. Nosso principal objetivo é mostrar ao leitor deste trabalho o desenvolvimento, os profissionais envolvidos, os meios de comunicação e a importância do Jornalismo Cultural para a sociedade.2. O QUE É JORNALISMO CULTURAL?

É um âmbito do jornalismo caracterizado pelo que se trabalha, sendo eles, acontecimentos intelectuais (artísticos e científicos), nacional, internacional, estadual ou regional. Podemos incluir também acontecimentos sociais, debates, tradições culturais de uma determinada região, enfim fatos ligados à cultura.
Asprimeiras matérias sobre cultura originaram-se em torno do século XVIII, na França com panfletos literários e revistas especificamente voltadas para as mulheres.
O jornalismo cultural é também aquele que reflete lealmente as problemáticas globais de uma época, satisfaz demandas sociais concretas e interpreta dinamicamente a criatividade potencial do homem na sociedade (tal como se expressa em campostão variados como das artes, da música, do teatro, das crenças, da literatura etc.) Assuntos que valorizam as realizações interiores e culturais. O jornalismo cultural atribui um duplo papel para o jornalismo de cultura, de um lado, os cadernos diários que se traduzem pela aproximação com a informação de atualidade e a prestação de serviços, servindo como vitrines do mercado cultural; de outro, oscadernos semanais que apresentam uma postura mais autoral do que informativa, apostando na aproximação da cultura acadêmica. Nessa zona intermediária entre a produção noticiosa e analítica, os espaços se complementam com a função informativa e a opinião crítica.
Dentro do Jornalismo Cultural podem se encontrar três formas de textos: Em primeiro lugar estariam as crônicas e charges, textos queampliam as possibilidades da linguagem jornalística, sugerindo interpretações. Em segundo, encontram-se as críticas e reportagens, por serem tipos de textos que indicam os objetos aos quais se relacionam. Por fim estariam as colunas e editoriais, por serem textos que representam simbolicamente a opinião do jornal ou do articulista. As sincronias dessas categorias permitem maior liberdade deexpressão. Os aspectos da realidade retratada nesses textos são particularizadas em críticas e reportagens que, por sua vez, atestam a realidade a qual representam, procurando, retratarem de modo, quanto possível tal realidade. As pautas desenvolvidas abrangem toda a área cultural desde a literatura, o teatro, a cobertura de eventos como exposições até as instituições como gravadoras, galerias, bibliotecas.Colunas e editoriais fundamentam-se na realidade retratada em críticas, reportagens, crônicas e charges, procurando direcionar o curso da interpretação desses fatos a partir da argumentação opinativa de seus autores.

3. COMO É DESENVOLVIDO?

O jornalismo cultural é um modo particular, para que os cidadãos tenham acesso, através desse ramo de jornalismo, divulgados através dos meios decomunicação.
Ele busca compreender quais são as características culturais e de linguagem que conformam em uma perspectiva mais ampla, busca-se investigar e experimentar os formatos emergentes pelos quais as informações culturais transitam atualmente, Sendo assim, é preciso que o jornalista cultural reveja os valores habituais e busque sintonizar-se com as reais tendências atuais, aquelas que se...
tracking img