Jornalismo Cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O Jornalismo Cultural (JC) concede maior peso à opinião e à interpretação. Ele vai além de emitir opiniões sobre filmes, livros, teatro e novelas. A cultura está em tudo, é de sua essência misturarassuntos e atravessar linguagens.

entretenimento x erudição
nacional x internacional
regional x central
jornalista x acadêmico
reportagem x crítica

O JC "começou" no Brasil no final doséculo XIX com Machado de Assis.

Formatos de notícias no JC: resenhas, críticas, reportagens, perfis, entrevistas e crônicas.

* Jornalismo literário não é sobre literatura, ele usa recursos da mesma(descrição detalhada, diálogos.

Literatura/ teatro/ pintura/ escultura/ cinema/ música/ arquitetura
Moda/ design/ gastronomia/ TV

O bombardeio de dados e informações da era eletrônica criou umacarência ainda maior de análises e comentários que suplementem argumentos, perspectivas e contexto para o cidadão desenvolver senso crítico.

Entretenimento (dinâmica efêmera) - diversão,passatempo, distração - um dos maiores ativos da economia global - consumo imediato - o jornalismo ajuda na divulgação.
Cultura (dinâmica adaptativa e cumulativa) - hábitos, costumes, conhecimento,intelectualidade.

O JC procura influir sobre os critérios de escolha dos leitores, fornecer elementos e argumentos para sua opinião. Ele tem o dever do senso crítico, da avaliação de cada obra cultural e dastendências que o mercado valoriza de acordo com seus interesses.

O papel do JC não é só anunciar e comentar lançamentos, mas também refletir sobre o comportamento, os novos hábitos sociais, oscontatos com a realidade político-econômica da qual a cultura faz parte. Ex: noticiamos o lançamento de um livro, mas raramente avaliamos o processo de vendas e aceitação do público. O JC tornou-se umespaço de produção discursiva voltada para o entretenimento - consumo imediato, superficialidade das abordagens, sociedade do espetáculo.

O JC deve ao mesmo tempo convidar e provocar o leitor...
tracking img