Jornalismo cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto - O que é jornalismo cultural, elaborado por Cida Golin, Geane Alzamora e Aylton Seguro, explica um pouco da trajetória do jornalismo cultural no Brasil e procura refletir sobre a atualcondição desse jornalismo, que é visto como principal ferramenta de mediação entre o público e os bens simbólicos. O jornalismo cultural ajuda na compreensão de códigos artísticos, que por sinal mudamconstantemente.
No século XVIII, expandiu-se na Europa o movimento iluminista de cultura enfatizando valores a artes e à academia. (THOMPSON, 2000). Foi onde a critica de arte se desenvolveu e segundomostra os autores, esse tipo de texto critico nunca deixou de se colocar na posição de mediação, uma necessidade para este tipo de jornalismo uma vez que como já citado, ele está encarregado de ajudar opúblico a compreender os códigos artísticos, nem que seja o mínimo e parcial.
Já no século XVX, o processo de industrialização estava avançando cada vez mais, surgiram os folhetins, históriascontadas em partes nos jornais, que davam uma perspectiva mais popular de cultura e sem duvida aumentavam as vendas. Nesse contexto nasce segundo Marcondes Filho o “jornalismo de empresa capitalista”.Esses acontecimentos dos séculos XVIII e XVX influenciaram o jornalismo cultural no Brasil.
Voltando ao principal ponto do texto que é a mediação, mencionada no primeiro parágrafo, vemos que alem defazer esta ponte entre o publico, bens simbólicos e códigos artísticos também atua diretamente na questão de consumo, garante uma visibilidade de ofertas. O campo jornalístico “detêm o poder de incluirou de excluir, de qualificar ou desqualificar, de legitimar ou não de dar voz, publicizar e tornar público”. (BERGER, 1996).
Os autores analisam os cadernos culturais dos anos de 1950 ao fim dadécada de 1970 e 1980 quando as industrias culturais brasileiras tiveram um crescimento expansivo, e atentam para a falta de reflexão e critica no final do século XX . Nos anos 1950, esses cadernos...
tracking img