Jornalismo Cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemática: O jornalismo faz com que a cultura chegue em diferentes fatores sociais, como estudantes, religiosos e pessoas com pouca escolaridade?

Hipótese: A cultura chega, através do jornalismo em vários segmentos e formatos dos conteúdos (matérias, artigos, etc) que permitem uma familiaridade com a sociedade.‏












As Realidades do Jornalismo Cultural no BrasilSe tratando de jornalismo, é quase impossível não tocar no conceito de "liberdade", durante o texto, volta e meia o autor se refere a isso, fazendo uma retomada desde antes da legalização da profissão jornalista, visando a linguagem e a forma que a notícia, ou a coluna de assuntos em geral era escrita.
Faz referência a Clarice Lispector, que tinha um modelo peculiar,introspecto e pessoal de produzir seus textos, que passava algo mais íntimo para o leitor, como aponta o autor na terceira página: "O conjunto dos textos publicados de 1967 a 1973 poderiam mesmo ser caracterizados como um diário que a autora abria, uma vez por semana, para o seu leitor." Ainda na mesma página, comenta que essa liberdade deveria ter todos os jornalistas, dando a entender que narealidade contemporânea isso não acontece.
Ainda sobre a liberdade dos jornalistas na contemporaneidade, pode-se resumi-la como um déficit dentre os profissionais. A imprensa em sua maioria faz com que querendo ou não, o profissional tendencie, retirando a sua verdade, sua essencia e identidade. A perca da originalidade dentro das grandes empresas jornalísticas faz o fruto da frustraçãoprofissional de aspirantes e até de profissionais que ainda não conseguiram aprender a lidar com isso. O modelo político do Brasil obriga direta ou indiretamente fazer parecer nas manchetes o que eles (governistas) bem entendem. Pode soar algo esquerdista, mas se tenho que concordar com algo que essa parcela de oposição a direita fala, é que a imprensa é usada de forma discarada, e até por vezes poucoínfime, para persuadir a opinião político-cultural brasileira.
Faz-se a comparação entre o literário e o jornalistico, fazendo um rebruscada tomada aos tempos de Drummond, onde ele via o jornalismo como uma forma mais rápida e sucinta de fazer literatura, e mostrar a massa. Trazendo para os dias de hoje, a poesia jornalísta são faces de crimes e de uma sociedade que passar por ummomento de bárbarie, quem vê com um olhar mais filosófico pode até pensar que estamos voltando ao estado de natureza pregado por Thomas Hobbes.

A crítica do entretenimento no jornalismo cultural
Márcio Serelle, é professor doutor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, “Interações Midiáticas”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pesquisador do O Conselho Nacional deDesenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
De acordo com o autor, este estudo pretende, a partir da problematização dos preceitos modernos de crítica, propor direções para abordagem do entretenimento pelo jornalismo cultural, em contexto de ausência de parâmetros estéticos estáveis e de desconfiança acerca de qualquer discurso que se apresente como educador de sensibilidades.
A teoriade Serelle, aponta que o jornalismo cultural não demonstra uma reflexão sobre os setores culturais, características e aspectos históricos com aprofundamento, ou seja, não exerce o seu papel essencial. Dentro desta lógica, a finalidade é de contribuir para que o “jornalismo cultural continue a desempenhar um importante papel como instância crítico-interpretativa” (Serelle, 2012) e não, como meraferramenta de divulgação e promoção da indústria cultural.
O autor mostra de uma forma comparativa a crítica, como era feita e interpretada no século XX e faz relação com os dias de hoje, trazendo vários exemplo, de críticas de filmes e etc, ele também explica que uma crítica não pode ser preconceituosa ou “parcial”, a crítica não é para falar mal de um filme, livro, e sim uma opinião que pode...
tracking img