Joint venture

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOINT VENTURE

A expressão de origem americana Joint Venture ou empreendimento conjunto designa uma forma de aliança entre duas ou mais entidades juridicamente independentes com o fim de partilharem o risco de negócio, os investimentos, as responsabilidades e os lucros associados a determinado projeto. Ela difere da sociedade comercial porque se relaciona a um único projeto cujaassociação é dissolvida automaticamente após o seu término.
Atualmente o modelo mais comum de joint venture, é aquele em que um fabricante de um determinado produto se associa a uma empresa de outro país, com o objetivo de explorar o mercado externo. Há várias empresas, de diversos setores da economia, que investem nesse tipo de sociedade. As maiores joint ventures no Brasil e no mundoaconteceram nos ramos de tecnologia, automobilismo e alimentação.
Um bom exemplo desse tipo de sociedade foi a Autolatina, uma união das empresas automobilísticas Volkswagen e Ford, que perdurou de 1987 até meados de 1996. Integrando as fábricas e operações das duas empresas, a ideia era compartilhar os custos e potencializar os pontos fortes de cada uma, em uma experiência tentada também emPortugal com a AutoEuropa. A Autolatina envolveu os mercados brasileiro e argentino.
Durante o período de atividade da Autolatina, a VW ofereceu à Ford os motores AP-1600, AP-1800 e AP-2000 além da plataforma do sedã Santana, que originou os modelos Versalles e o Royale. A Ford, em contrapartida, ofereceu à VW os motores AE-1000 (CHT) e AE 1600 (CHT), além da plataforma do Escort, queoriginou os modelos Apollo, Logus e Pointer. Estes últimos modelos não obtiveram grande sucesso no mercado, sendo descontinuados após alguns anos.
Um exemplo atual é a venda da marca Becel e Becel ProActiv da Unilever Brasil à Perdigão. O que também aconteceu com as marcas Doriana, Claybom e Delicata. A Unilever entrou com essas marcas e também todo o equipamento, mão-de-obra e a fábricalocalizada em Valinhos (SP), em regime de comodato; e a Perdigão disponibilizará sua estrutura de venda e distribuição. As empresas estarão unidas ainda para contribuir com a área de marketing, pesquisa, inovação e no desenvolvimento de novos itens desse setor de margarinas.
Outro exemplo é o Globosat, programadora de canais do Brasil, que através de joint-venture, trouxe para o Brasil canaiscomo o Universal Channel, Rede Tele Cine, canais adultos dentre outros. Também podemos citar, entre vários exemplos, a prestadora de telefone móvel Vivo, fruto de uma joint-venture entre a Portugal Telecon e a espanhola Telefonica Móviles.
Alguns países facilitam a entrada no país de companhias que formem joint venture com empresas nacionais do mesmo ramo, facilitando a transferência detecnologia. No caso da China, se algum empreendedor quiser se estabelecer naquele país sem se associar a uma empresa local, enfrentará barreiras praticamente intransponíveis.
As lojas que produziam produtos infantis tambem se uniram como foi o caso da Nintendo nos anos 90 ela fez uma parceria com a Gradiente e a Estrela no Brasil sob o nome "Playtronic", onde lançaram vários consoles (de mesa eportáteis) da empresa, dentre eles os videogames Super NES, Nintendo 64 e, até o início dos anos 2000, o Nintendo GameCube, quando a parceria foi desfeita por conta da pirataria, o que resultou em uma grande desvantagem para o consumidor brasileiro. Além disso os produtos importados agora chegam ao Brasil sem suporte, manuais de instrução em português, que antes eram produzidos no país junto comextras, que eram disponibilizados a quem comprasse jogos originais.
O contrato de joint venture, como acontece em todos os tipos de associação que envolva investimentos de capitais, dinheiro, máquinas, tecnologia, principalmente pessoas, se não forem bem conduzidos poderá trazer problemas e riscos. Dependendo da gravidade ela poderá acabar facilmente.
Uma das questões poderá ser...
tracking img