Joint venture

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Joint Ventures



1 INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem como objetivo apresentar detalhadamente o conceito de Joint Venture, suas abordagens teóricas, um estudo de caso, sugestões para gerentes e o desenvolvimento de algumas questões.
Uma Joint Venture é uma forma de aliança entre duas ou mais entidades com o fim de partilharem o risco de negócio, os investimentos, asresponsabilidades e os lucros associados a determinado projeto, como afirma Paulo Nunes.
Historicamente, as Joint Venture têm sido estabelecidas entre empresas (ou outras organizações) não concorrentes, geralmente para assegurarem as etapas distintas da cadeia operacional. Contudo, é cada vez mais freqüente observarem-se Joint Ventures entre empresas concorrentes, nomeadamente em projetosrelacionados com o desenvolvimento tecnológico, situação que se deve, sobretudo, aos avantajados investimentos necessários a este tipo de projetos. A existência de know-how complementares entre as empresas pode ser também uma razão para o estabelecimento deste tipo de alianças. Um destaque especial para as Joint-Ventures estabelecidas entre empresas que pretendam expandir-se para mercados internacionais:neste caso, as empresas realizam conjuntamente os investimentos no estrangeiro, dividindo entre si os riscos do negócio.
Sendo assim, detalharemos os tipos de Joint Venture e suas caractériasticas, as vantagens e desvantagens de desenvolver esse tipo de aliança.




















2 CONCEITO DE JOINT VENTURE


A expressão joint venture pode ser traduzida como aliançade risco e ser entendida como um contrato de colaboração empresarial. Quando duas ou mais empresas nacionais ou internacionais constituem uma nova entidade organizacional com participação compartilhada se obtém o que chamamos de joint venture, nesta junção cada empresa deve trazer aquilo que possuiu de melhor. É nessa aliança estratégica que o empreendimento (nova entidade) pode ter uma duraçãocurta ou longa, porém com prazo determinado. Ao término desse prazo a joint venture pode virar uma empresa com personalidade jurídica própria ou se desmanchar.
De acordo com a Wikipédia (2009) Joint venture é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Difere dasociedade comercial (partnership) porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término.
Embora ambas busquem com essa associação um ganho, esse ganho nem sempre se apresenta com equidade para cada uma delas, pois enquanto uma empresa visa o lucro a outra pode estar à busca de novas tecnologias, e outras apenas visam somente assegurar sua presença emum determinado mercado. Para que cada uma das empresas partícipe do empreendimento conjunto, inúmeras motivações existem, com o intuito de retê-las na associação.
O objetivo de uma joint venture pode ser muito variado, engloba desde a produção de bens e a prestação de serviços até a procura de novos mercados ou o apóio mútuo em diferentes níveis da cadeia de um produto. Uma joint venture,possivelmente, se desenvolverá durante um tempo limitado e seu objetivo será obter benefícios econômicos.
Para atingir esta meta, duas ou mais empresas farão um acordo para investir neste negócio comum. Este investimento pode ser constituído de matéria prima, capital, tecnologia, canais de distribuição, vendas, conhecimento do mercado ou know-how, etc.
Esta aliança não implicará na perda daidentidade, bem como da individualidade de cada pessoa jurídica.
Assim, em razão da sua flexibilidade e facilidade de constituição, a definição de joint venture continua em permanente evolução, pois constitui uma forma de possibilitar que países em desenvolvimento adquiram tecnologia, repartindo com os investidores os lucros das operações, aporte de capital e uso de franquias.
3 ABORDAGEM TEÓRICA...
tracking img