Jogos de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução





Os jogos de empresas surgem como um método de ensino que integra a teoria à prática por oportunizar ao aluno vivenciar os conceitos aprendidos em sala de aula o mais próximo do real. Para alguns autores, a utilização deste recurso didático na formação de administradores promove a preparação de profissionais mais completos e maduros para enfrentar o mercado de trabalho.Apesar disso, não há evidência de uma utilização intensa destes em sala de aula. Este artigo tem por objetivo levantar na literatura os pontos fortes e fracos da utilização dos jogos de empresas como recurso didático na formação de administradores.

A partir disso, constatou-se que os jogos de empresas proporcionam um diferencial na aprendizagem, reduzem a distância entre teoria e prática esão bem aceitos pelos alunos. Todavia, a complexidade na utilização, os altos custos e a necessidade de grande dedicação do professor são pontos restritivos à adoção do método.


































































Jogos de Empresas

• Conceito


Os jogos de empresas são uma modalidadede simulação, que consiste, em termos amplos, de um modelo operacional, dinâmico, de algum aspecto da realidade.

Para Ramos (1991), a simulação é uma seletiva representação da realidade, abrangendo apenas aqueles elementos da situação real que são considerados relevantes para seu propósito. A simulação faz uso de modelos construídos com vista a torná-los operativos ou funcionais. Estesmodelos tentam reproduzir processos em ação. Sendo que, a escolha dos aspectos essenciais da realidade a ser modelada depende dos objetivos com os quais os modelos são concebidos. Além disso, os componentes ou variáveis do modelo devem responder de modo semelhante àquele do sistema real.

Jogos é um termo normalmente usado para simulação com a participação de
pessoas que tomam decisões.Alguns autores fazem distinção entre simulação e jogos, neste caso, este último é utilizado em situações nas quais há competição (GUETZKOW, 1962). Para Vicente (2001) nos jogos de empresas os participantes assumem o papel de um tomador de decisões em uma organização empresarial. Geralmente este papel é de CEO (Chief Executive Officer), diretor de empresa ou gerente de algum setor. O objetivo éresolver um problema ou simplesmente gerenciar a posição por certo tempo. Conforme Guetzkow (1962), os jogos de empresas são usados para o ensino e pesquisa na academia, especialmente nas áreas de sistemas econômicos, teoria organizacional, psicologia, produção e marketing.

Segundo Bernard (2006), o método pode ser denominado jogos de empresas,
jogos de negócios, jogos gerenciais, simulaçãoempresarial, simulação de gestão, gestão simulada e simulação gerencial. Os quais serão tratados neste estudo como sinônimos, no que tange ao recurso didático jogos de empresas. Para o autor, a palavra jogo pode representar um modelo de representação de atitude de jogadores frente a uma situação de conflito (jogos de guerra) ou uma simples brincadeira lúdica.

No tocante ao uso de jogos noprocesso ensino/aprendizagem, por meio da simulação, o aluno é inserido em determinado ambiente, que deve ser o mais próximo
possível da realidade a ser encontrada. Para Ramos (2001, p. 12, grifo do autor), “em essência, a simulação [jogos de empresas] é uma estratégia de aprender a aprender, pois estimula o aluno a desenvolver determinadas capacidades, capacidades estas que aumentarão suapotencialidade de obter novos conhecimentos e adquirir novas habilidades”. “A simulação é uma seletiva representação da realidade, abrangendo apenas aqueles elementos da situação real que o autor considera relevante para seu propósito.

E, um modelo simulado reduz o tamanho da realidade sendo representada, além de simplificá-la” (RAMOS, 2001, p. 21). Esta técnica explora a faceta competitiva...
tracking img