Sete virtudes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Sete Virtudes





Aurelius Clemens Prudentius, nascido em 348 na província romana da Tarraconensis, Espanha, escreveu ao ano 400 o poema Psychomachia.


Psychomachia, tambémintitulado “a batalha das boas virtudes e dos vícios malignos” se tornou muito conhecido e famoso por apresentar uma virtude correspondente exatamente ao oposto de cada um dos considerados sete pecadoscapitais admitidos pelos cristãos. Assim, as virtudes que Prudentius apresentou em seu poema consolidaram-se através dos tempos, principalmente no período da Idade Média, como as maiores virtudesbenevolentes que um homem pode ter e praticar.


São elas:


• A Castidade – opõe-se à luxúria


É a auto-satisfação, a simplicidade – não no sentido sexual, ao qual é mais atribuída,mas sim de forma geral, ressaltando-se no aspecto moral e ético individual. É abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através da educação e de auto-melhorias.


• AGenerosidade – opõe-se à avareza


A Generosidade é a virtude de se acrescentar algo ao próximo. Generosidade se aplica também quando alguém compartilha, independente de sua condição parafazê-lo ou não. Não se limita apenas aos bens materiais; generosas são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas pelo fato de isso as fazer bem, quanto aquelas quedividirão um tempo agradável com outros sem a necessidade de receber algo em troca. É o desprendimento dos bens, a largueza. É dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações.


• ATemperança – opõe-se à gula


Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atração dos prazeres, assegurar o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbriono uso dos bens criados”. É o autocontrole, a moderação. É a constante demonstração de uma prática de abstenção.





• A Diligência – que opõe-se à preguiça


Diligência é a...
tracking img