Jogos cooperativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jogos Cooperativos na escola: possibilidades de inclusão nos currículos da Educação Física | |
  | *Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário de Barra Mansa**Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama FilhoProfessor do Centro Universitário de Barra MansaProfessor da Universidade Federal do Rio de Janeiro(Brasil) | Adriana ResendePedroso*dri.pedroso@yahoo.com.brJaqueline Freitas da Silva*jaquelinefreitas04@hotmail.comAlvaro Rego Millen Neto**amillen@gmail.com |    |
  | Resumo          Vivemos em uma sociedade competitiva, em que valores de solidariedade, cooperação e união precisam ser cada vez mais transmitidos e compartilhados entre as pessoas. Vimos nos Jogos Cooperativos a possibilidade de levar para a escola, para as aulas de Educação Física,atividades que proporcionem aos alunos o prazer de jogar juntos, de cooperar uns com os outros, de participar, criar sem a pressão de competir e de ter que vencer sempre. Inicialmente pesquisamos sobre a história dos Jogos Cooperativos, as características e categorias. Este estudo abordou também a relação entre os conceitos de competição e cooperação, mostrando que um não elimina o outro, mas se somam.Complementando o estudo, trabalhamos com uma pesquisa de campo que teve o escopo de investigar as possibilidades de lançar mão dos Jogos Cooperativos enquanto conteúdo da Educação Física na Educação Básica. Avaliamos a opinião dos alunos, a participação e a resistência dos mesmos, através de questionários, fichas de observação etnográficas e de um diário de campo. Os dados coletados nosdemonstraram que é possível aplicar os Jogos Cooperativos na escola, desde que haja uma mudança significativa na concepção de Educação Física e no modo com o qual seus conteúdos são selecionados e organizados no currículo.          Unitermos: Jogos Cooperativos. Educação Física. Absenteísmo. |   |
| http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - Nº 127 - Diciembre de 2008 | |
1 /1 
Introdução
    Ao longo dos tempos, o jogo sempre foi utilizado de maneira conveniente pelos diferentes povos, preservando os seus rituais e crenças, através das culturas e o meio social. Os Jogos Cooperativos sempre estiveram inseridos na sociedade, porém começaram a ser mais valorizados na década de 1950 nos Estados Unidos através do trabalho de Ted Lentz. Já no Brasil, um dos primeiros aproduzir textos sobre Jogos Cooperativos foi o professor Fábio Otuzi Brotto (SOLER, 2003).
    Essa proposta não pretende simplesmente substituir a competição pela cooperação e sim demonstrar uma outra forma de jogo, mais democrática e flexível em que o interesse está na participação, na diversão, na criação. Sem a pressão de ter que vencer sempre (BROWN, 1994).
    Nas aulas de Educação Físicahá uma predominância muito forte do espírito competitivo através dos jogos que sempre visam um vencedor. Nesse sentido, a introdução dos Jogos Cooperativos como conteúdo da Educação Física seria de suma importância para o rompimento da tradição unívoca do esporte competitivo (CORREIA, 2007).
    O trabalho tem como objetivo geral analisar as possibilidades da inclusão do conteúdo JogosCooperativos nos currículos da Educação Física Escolar, a fim de verificar o nível de resistência e sensibilização dos alunos frente a esse trabalho.
    Devido à predominância do esporte competitivo nas aulas de Educação Física nas escolas, resolvemos fazer uma pesquisa para verificar as possibilidades de desenvolver atividades cooperativas em que os alunos terão a oportunidade de experimentar e vivenciarnovas maneiras de jogar, sem a preocupação de ganhar ou perder, mas sim de cooperar e ajudar.
    Motivados por experiências com Jogos Cooperativos, em estágios escolares e nas aulas de laboratório de prática de ensino, nos unimos a outros professores, dispostos a tornar as aulas de Educação Física mais ricas e a transmitir aos alunos valores de solidariedade, união e cooperação. Desse modo...
tracking img