Pensamento e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pensamento e Linguagem
Por: Neide Gonçalves pinheiro acadêmica do curso de pedagogia da (UNIESP)

1. Obra:


VIGOTSKY, L.S “Pensamento e Linguagem.” São Paulo: Martins Fontes, 1996


2. Dados do autor:


O autor nasceu em 05 de novembro de 1896, em Orsha próximo à Mensk capital de Bierlarus, país da antiga União Soviética, Lien SemiònovitchVigotsky viveu grande parte de sua vida com a família em Gomel. Era Judeu, segundo filho de oito irmãos. Desde muito cedo se interessou por varias áreas, organizando grupos de estudos aprendendo vários idiomas. Estudou direito na universidade de Moscou (1913), freqüentou cursos de história e filosofia na universidade popular de shanyavskii,, estudou medicina em Moscou e kharkou pois queria compreendero funcionamento psicológico do homem. Como professor e pesquisador, trabalhou em diversas áreas: psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental. Morreu aos 38anos, vitima de tuberculose

3. Introdução do autor:

O livro condensa uma fase muito importante da obra de Vigotsky e, embora seu tema central seja a relação entre pensamento e linguagem, trata-se, ao nívelmais profundo, da apresentação de uma teoria extremamente original e bem fundamentada do desenvolvimento intelectual. A concepção de Vigotsky sobre o desenvolvimento é também uma teoria da educação.
O livro é dividido em sete capítulos: No primeiro capitulo Vigotsky apresenta a questão do problema e da abordagem e afirma que existem dois métodos de analise essencialmente diferentes que sãopossíveis no estudo das estruturas psicológicas; O primeiro método analisa o todo psicológicos complexos em elementos componentes. Ou seja, separando os componentes para estudar um a um. O segundo método apontado por ele como correto, esse método combina as vantagens da analise e de síntese, e permite o estudo adequado do todo Não podem ser tratado como funções isoladas.
No segundo e terceiro capitulo oautor apresenta duas analises críticas das mais importantes teorias do desenvolvimento da linguagem e do pensamento: a de Piaget, e a de Stern. O autor ressalta que a psicologia deve muito a Jean Piaget, e afirma que ele revolucionou o estudo de linguagem e do pensamento das crianças. Piaget desenvolveu o método clínico de investigação das idéias infantis, que vem sendo amplamente utilizado desdea sua criação.
Vigotsky revela de forma evidente as limitações e incoerências do personalismo filosófico e psicológico de Stern e afirma, já de inicio, que a teoria dele, a exemplo de todas as teorias intelectualistas,é antidesenvolvimentista por sua própria natureza.
No quarto capitulo discute as raízes genéticas do pensamento e da linguagem.
No quinto capitulo trata da evolução dodesenvolvimento dos conceitos, no sexto capitulo ressalta o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância, o último capitulo é também o titulo do livro pensamento e palavra. O autor apresenta os resultados das investigações e o processo total do pensamento verbal, e algumas conclusões do mesmo Nesta resenha iremos tratar dos três últimos capítulos.

4. Conclusão do autor:
Como se dar aformação de conceitos, segundo vygotsky. Os estudiosos da formação de conceitos tinham sua tarefa dificultada pela falta de um método experimental que lhe permitisse observar a dinâmica interna do processo.
Os métodos tradicionais de estudo dos conceitos dividem-se em dois grupos: O chamado método de definição; é utilizado para investigar os conceitos já formados na criança através da definiçãoverbal de seus conteúdos. Esse método é inadequado para o estudo aprofundado do processo. O segundo método utiliza da abstração. Esses métodos dizem respeito aos processos psíquicos que levam á formação de conceitos ex; pede-se a criança que descubra algum traço comum em uma série de impressões discretas, abstraindo-o de todos os outros traços aos quais está perceptual mente ligada. Vigotsky...
tracking img