Pensamento e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Desde de início dos tempos o homem tem lastimado a loucura, e vangloriado nossa existência.
Nossa espécie tem criado um tipo de criatividade coletiva para criar objetos que nos auxiliam ao longo da humanidade, assim como desvendar mistérios,decifrar códigos e investigar as profundezas do mar. Reconhecemos também que a memória humana tem uma capacidade de processar informações;consciente, e inconscientemente.
Nossa espécie possui um parentesco com outros animais, por exemplo, ratos e pombos. O ser humano se surpreende facilmente com a facilidade que tem de se enganar com regressões, hipnose e memórias falsas.
Em resumo, o pensamento cognitivo nos ajuda a pensar com inteligência, racionar de modo mais pratica de modo como tomar decisões e pré-julgar as pessoas.

PENSAMENTOO pensamento (cognição) se refere às atividades que estão associadas ao processamento, compreensão, recordação, comunicação e etc.

CONCEITOS

Conceitos são agrupamentos mentais cognitivos, um conceito corresponde geralmente a uma representação numa linguagem ou simbologia. A vida e feita de conceitos, tudo tem um conceito assim como uma bola tem o conceito de “bola” e ate os animais temuma ideia de conceito, pois, quando um pássaro escolhe sua fêmea ele tem um conceito de pássaro fêmea. Simplificando, o homem organiza seus conceitos em hierarquias. O motorista de taxi, por exemplo, organiza a cidade em regiões, dividindo-a em bairros e sub-bairros para simplificar seu trajeto.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Resolvemos-nos nossos problemas através de tentativas que não deram certo.Também podemos resolver nossos problemas através de um método algoritmo, um processo de passo-a-passo que nos da uma solução, uma resposta.
Quase sempre resolvemos os problemas de forma simples, denominadas Heurísticas.
Usando o método de tentativa e erro e aplicando a heurística, quase sempre chegamos uma resposta. Quando temos flash inconscientes de inspiração, os mesmos são denominadosinsights, que e a sensação de satisfação, assim como a alegria de uma piada e um duplo sentido.


OBSTACULOS NA RESOLUCAO DE PROBLEMAS

Existem duas tendências cognitivas que na maioria das vezes nos deixam desorientadas quando estamos em busca de uma solução, que são o Viés da Confirmação e a Fixação.
O Viés da Confirmação e uma falha da aceitação de um pensamento sem ter provas de que ele estacorreto.
Fixação e a resposta que o nosso cérebro nos da negativamente com relação a uma perspectiva nova. A tendência de repetir os problemas do passado e um tipo de fixação, denominado CONJUNTO MENTAL.
Quando baseamos nosso pensamento a exemplos comuns a nossa memória, esse tipo de pensamento e denominado heurística da disponibilidade, como exemplo quando olhamos para o céu e o mesmo estanublada e automaticamente temos a idade de que ira chover.

EXCESSO DE CONFIANCA

E uma tendência de superestimar nossas ideias com relação às coisas, um aumento do nosso ego com relação ao que conhecemos.
Entretanto, ele tem valor adaptativo, e, as pessoas que crescem tendo excesso de confiança vivem mais felizes, pois acham mais tranquilo resolver problemas, pois o fazem com mais facilidade. Masexcesso de confiança e falta de confiança, ambos podem ter um efeito devastativo.

ENQUADRAMENTO DE DECISOES

A forma que utilizamos as palavras para passar uma informação e denominada Enquadramento de Decisões. Por exemplo, quando um médico da à notícia de um óbito a família de um paciente, a forma culta com que ele trata a situação faz toda uma diferença.
A pessoa que tem um poder alto depersuasão tem o poder sobre a que a escuta, o fato dela ter uma maior oscilação de pensamento faz com que ela tenha uma ideia de liderança.




VIES DA CRENCA

Um efeito no qual a avaliação de alguém quanto à consistência lógica de um argumento é enviesada pela credibilidade da conclusão. Uma fonte de irracionalidade é a tendência em persistirmos em nossas crenças mesmo diante de...
tracking img