Ideologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ideologia do Trabalho

Introdução
No mundo atual, vivemos em uma sociedade em que são facilmente percebíveis os contrastes sociais em relação ao trabalho humano. Vemos mulheres, homens, brancos, negros, adultos, jovens e até crianças batalhando pelo seu sustento e o da família. Correndo riscos, se submetendo a condições escravas e em troca ganhando míseros reais. Com o trabalho proposto,então, entenderemos o que é ideologia, e qual sua participação no trabalho durante a história da humanidade, compreendendo o significado desses termos tão vitais e explícitos no nosso dia-a-dia. Além é claro, as mudanças que a percepção de trabalho ocorreram durante a história da humanidade, em que esse dividia opiniões.

* O que é “ideologia”?
Ideologia é um termo que possui diferentessignificados. No senso comum significa ideal, e contém um conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
Diversos autores utilizam o termo sob uma concepção crítica, considerando que ideologia pode ser considerada um instrumento de dominação que age por meio de convencimento; persuasão, e não daforça física, alienando a consciência humana. Para Karl Marx, a ideologia mascara a realidade. Os pensadores adeptos dessa escola consideram a ideologia como uma idéia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.
O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy e o conceito de ideologia foi muitotrabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
O fato de o termo ter aparecido há poucos séculos não impede que seja aplicado ás sociedades antigas e medievais, cujosindivíduos estavam dotados de ideias que determinavam suas atitudes e comportamentos acerca da realidade, ainda que inconscientemente. Isso porque ideologia, em seu sentido amplo, pode ser considerada uma visão de mundo que uma sociedade, classe ou grupo social tem da realidade e da qual serve para agir sobre essa realidade e alterá-la.
Com esses estudos, é fácil entender-se então que a interaçãoentre os indivíduos não se dá apenas pelo nível econômico, material ou no sentido prático, mas também no nível de ideias.
Enfim, o homem, enquanto ser social, não se liberta da ideologia. É, pois, um equívoco falar em ‘fim da ideologia. Pode-se dizer que a ideologia não morre e sim as ideologias, que podem ser substituídas por outras.

* O que é “trabalho”?
Podemos definir trabalho como todaatividade realizada pelo homem civilizado que transforma a natureza pela inteligência. Há mediação entre o homem e a natureza: domando-a ele a seu desejo, visa a extrair dela sua subsistência. Realizando essa atividade, o homem se transforma, se autoproduz e, ao se relacionar com outros homens, na realização da atividade, estabelece a base das relações sociais. Dessa forma, a diferença entre ohomem e o animal fica evidente, pois o ninho do pássaro ou a casa da abelha, por exemplo, são atividades regidas pelo instinto, programadas, nas quais não há a intervenção da inteligência.
De acordo com Karl Marx, a capacidade de projeção da consciência na idealização de uma casa é que distingue o pior arquiteto da mais hábil abelha. Visto dessa forma, o trabalho é um ato de liberdade. Ele setorna alienado quando é parcelarizado, rotinizado, despersonalizado e leva o homem a sentir-se alheio, distante ou estranho àquilo que produz.
Vivendo no universo da mercadoria, o trabalhador também se torna mercadoria, distanciando-se dos outros homens e até de si mesmo. A perda da autonomia em suas atividades faz com que ele não se reconheça mais como o responsável pelo produto do trabalho...
tracking img