Jogos cooperativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1
1. Resumo.
Os jogos cooperativos são praticados há milhares de anos por comunidades tribais, jogos cooperativos são trabalhados sem competição, pois não existem vencedor nem perdedor é jogado por prazer, ele vem com uma proposta de combater a exclusão nas aulas de educação física escolar, devido uma cultura baseadas em tendências que com avanço tecnológico se tem uma sociedade cuja competiçãoé permanente nas pessoas, é um desafio para os profissionais de educação física combater esse modelo que se tem nas aulas de educação física escolar, segundo MIRANDA (2006, p.13) os jogos cooperativos são mostrado como uma proposta de transformadora; no entanto; alerta-se que neles ao se encerra as contradições existentes de uma sociedade cooperativa.
1.1 Problemática.
A maioria dosprofessores de educação física tem experiências variadas com os jogos competitivos, mas poucos procuram uma alternativa com os jogos cooperativos. Até hoje, grande parte dos programas de educação física e de jogos praticados nas escolas pouco ou quase nada ofereceu como alternativa aos jogos competitivos (CORREIA, 2006).
1.2 Desenvolvimento.
Os jogos cooperativos podem ser encontrados em escavaçõesarqueológicas, sua essência começou a milhares de anos onde membros de comunidades tribais se reuniam celebrar a vida, segundo (BROTTOM, 1997.) povos os Intu, do Alasca Abarigens, da Austrália, os Tosaday, da África, entre outros, mantém sua cultura de modo cooperativo de viver, jogos que valorizam atuação do ser humano contribuindo para o crescimento do grupo em jogos e rituais cooperativos.Trabalhar com jogos cooperativos é trabalhar sem competição, ou seja, não tem não tem perdedor nem vencedor OKLICK (1989), os jogos cooperativos são jogados para superar desafio e não para derrotar os outros, joga-se para gostar do jogo, pelo prazer, através de uma abordagem diversificada convergem para um entendimento comum do assunto veja o comentário a seguir de SOBEL (1983, p. 01).2
O Jogo cooperativo consiste em jogos e atividades onde os participantes jogam juntos, ao invés de contra os outros, apenas pela diversão. Através deste tipo de jogo, nós aprendemos a trabalhar em grupo, confiança e coesão grupal. A ênfase está na participação total,espontaneidade, partilha, prazer em jogar, aceitação de todos os jogadores, darem o melhor, mudar regras e limites que restringem os jogadores, e no reconhecimento que todo jogador é importante. Nós não comparamos nossas diferentes habilidades nem performances anteriores, nós não enfatizamos a vitória e a derrota, resultados ou marcas.
Os jogos cooperativos, como uma atividade baseada na cooperação,na aceitação, no envolvimento e na diversão com uma proposta de mudar a característica de exclusão, seletividade, agressividade e competitividade, existente na sociedade, e o principal objetivo dos jogos cooperativos é a integração cooperativa prazerosa. Com o excesso de incentivo a competição da violência da tecnologia de guerra e ato desumano em vares setores a Sociedade que se reflete naeducação nos jogos e nos esporte, os jogos cooperativos tem uma proposta positivas para mudar essa realidade para possamos ter uma sociedade humanitária com um sistema que se baseia em recompensar e punições, ao participar de um jogo cooperativo e interagirmos uns com os outros, estamos em um processo de valores e princípios como, por exemplo, o coletivismo, a cooperação, o egoísmo e a competitividade,Crianças, adultos que vivem em disputa e necessitados de só vencer (em vez de “vencer”) e países cuja meta não é o progresso do homem, mas a riqueza para o poder. Crianças, adultos e países aí estão a nos mostrar como é poderosa no bicho homem a necessidade de ganhar, viver em disputa e levar a melhor. Sem saber que a necessidade de vencer é talvez a principal fonte de sofrimentos do ser humano e...
tracking img