Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TEOLOGIA E CIENCIAS HUMANAS- FATECH


JOSIEL FERREIRA

RESUMO DO TEXTO: FREUD A PROVOCAÇÃO DO ATEÍSMO PSICANALÍTICO

MACAPÁ-AP
JUNHO/2012
JOSIEL FERREIRA

RESUMO DO TEXTO:FREUD A PROVOCAÇÃO DO ATEÍSMO PSICANALÍTICO

Trabalho apresentado à disciplina Filosofia da Religião. Do curso Bacharel em Teologia, pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – FATECH.
Prof.Me.Antônio Almeida.

MACAPÁ-AP
JUNHO/2012
A PROVOCAÇÃO DO ATEÍSMO PSICANALÍTICO

Sigmund Freud, fundador da moderna psicanálise. Nascido em Freiberg, na Morávia em 1856, numa família judiaortodoxa, assim, foi educado. Tinha a ciência como seu mestre (o filósofo Ernest a apresentava). Para ele a fé na ciência significava a transição para o ateísmo, contudo, o ateísmo de Freud, é anterior àcriação da psicanálise. Segundo Zilles, citando Freud em sua obra os pensadores, “ Nada do que eu disse aqui sobre o valor de verdade das religiões precisa do apoio da psicanálise; já foi dito por outrosmuitos antes que a psicanálise surgisse”.
Segundo Zilles, Freud cresceu sem fé em Deus, este por sua vez, é o fundador da psicanálise. Através desta provocou a fé, por entender que quanto mais ohomem progredir por meio do conhecimento científico, aos poucos abandonará a religião. Zilles destaca que, Freud dedicou parte de seus estudos especificamente à religião em suas obras Toten e tabu (1913)aqui acontece o rito totêmico que participavam todos os membros do grupo, neste rito recordavam a morte do pai assinado que assim, provocavam nos membros um sentimento de culpa, de onde Freud entendeque nasce a religião, ou seja, a partir deste sentimento de culpa. O futuro de uma ilusão (1927), onde para ele a religião não passa de uma ilusão (a seguir será comentado mais sobre esta obra) eMoisés e a religião monoteísta (1938). Nesta obra ele descreve a evolução do totemismo primitivo até o monoteísmo, o animal totem passa a ser símbolo do pai divinizado.
Segundo o autor, para Freud a...
tracking img