Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
FACULDADE DE DIREITO

PROVA DE TEOLOGIA

SALVADOR
SETEMBRO DE 2011

Grupo de trabalho

ANA BEATRIZ LADEIA
HELENA DICK DE OLIVEIRA
MARIA JÚLIA ALVES

Prova de Teologia apresentada ao Pe. e Professor Emanoel da Conceição Vergne, da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador

Salvador
Setembro de 2011
Questão 1.

Explique aorigem e a evolução histórica da palavra teologia, assim como a relação entre teologia e a revelação , e a teologia e a fé.

Inicialmente , para explicarmos a origem da palavra “teologia”, podemos dizer que o termo desenvolveu-se primeiramente entre os gregos , composta por theos (Deus) acrescido de logos (estudo). Estas duas palavras de raiz gregas que formam o termo teologia tinham umsignificado divino. Entretanto, não formaram simplesmente um termo , pois possui uma identidade ou mesmo uma intencionalidade de indicar a palavra de Deus. Este significado é importante, pois historicamente seu significado permanece presente e , em qualquer cultura, o sentido da palavra teologia será sempre o discurso de Deus.

Historicamente a palavra teologia parece ter sido utilizada a partir dePlatão (428-348 a.C), pois anteriormente não se tem registro de seu uso. Tudo indica que o uso do termo teologia estaria ligado à filosofia da Grécia. Neste sentido, é interessante destacar que o uso feito por Platão teria o objetivo de realizar uma crítica racional ao discurso mitológico sobre os antigos deuses gregos.

Entretanto , não foi Platão que levou à diante esta discussão, foi Aristóteles(384 -322 aC) quem continuou a crítica à linguagem mítica, tornando a palavra teologia em uso propriamente filosófico, pois para ele “ teologia é o âmbito da filosofia que indaga sobre o ser divino”, indicando o caminho da metafísica de Aristóteles.

Porém , o caminho percorrido pela palavra teologia não se encerra com Aristóteles. Após este período a utilização política do termo pelosfilósofos estóicos, do período conhecido como helenismo. Neste período a palavra teologia adquire também um sentido político, na direção do político-religioso. Este é também o período dos grandes impérios e, o sentido político do termo teologia vai se afirmando. Desta forma, sendo o sentido político afirmado durante os impérios, pode-se concluir que este raciocínio nos leva ao entendimento de que ateologia política tem como função a justificação do poder, como se verificou no Império Romano.

Nesta teologia política dos romanos é que Sto. Agostinho se baseia para a Teologia cristã. Para ele a teologia ou civil se ocupa com o culto que é prestado aos deuses através dos sacerdotes, permanecendo , de certa forma, como uma maneira de justificar o poder.

Ao longo do tempo , lentamente o sentidovai sendo incorporado no mundo cristão, em uma evolução que pode ser considerada como de continuidade no sentido da busca de compreender a religião e a fé. Por outro lado, também tem um significado de ruptura, pois para o pensamento cristão a palavra teologia não tem o mesmo significado que para o mundo Greco-romano..
Os padres da Igreja , a partir do século III passam compreender teologia “comoreflexão cristã sobre Deus”. Mas é com Sto. Agostinho que o significado cristão de teologia chega ao sentido de se referir à essência de Deus, portanto o ser de Deus.

Bem mais tarde, no século XIII. Sto Tomás de Aquino dará à teologia um sentido de doutrina sagrada, esforçando-se para aplicar a ela o conceito aristotélico de ciência . Neste sentido compreende-se o ingresso de Aristóteles nomundo medieval .

No mundo moderno , com a Reforma protestante , a teologia é vista como ciência prática e não especulativa, que corria o risco de separar o discurso sobre Deus da experiência cristã de Deus. Para os protestante , na figura de Lutero , evitando a concepção escolástica de teologia, passa a compreendê-la ligada à História e a vida da fé, de forma viva e próxima da realidade do...
tracking img