Leis de gauss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEOREMAS DE THÉVENIN E NORTON  THÉVENIN
O teorema de Thévenin estabelece que qualquer circuito linear visto de um ponto, pode ser representado por uma fonte de tensão (igual à tensão do ponto em circuito aberto) em série com uma impedância (igual à impedância do circuito vista deste ponto). A esta configuração chamamos de Equivalente de Thévenin em homenagem a Léon Charles Thévenin1, e é muitoútil para reduzirmos circuitos maiores em um circuito equivalente com apenas dois elementos a partir de um determinado ponto, onde se deseja por exemplo, saber as grandezas elétricas como tensão, corrente ou potência. Resumindo: qualquer rede linear com fonte de tensão e resistências, pode ser transformada em uma Rth (resistência equivalente de Thévenin) em série com uma fonte Vth (tensãoequivalente de Thévenin), considerando-se dois pontos quaisquer. Vejamos um circuito básico:

Procedimento para a obtenção do circuito equivalente de Thévenin, a partir do resistor R3.
1

Léon Charles Thévenin (30 de março de 1857- 21 de Setembro de 1926) foi um engenheiro telegrafista francês que estendeu a Lei de Ohm à análise de circuitos elétricos complexos. Nasceu em Meaux e se graduou na ÉxcolePolytechnique em Paris em 1876. Em 1878, integrou-se ao grupo de engenheiros telégrafo (que subsequentemente se tornaram a PTT Francesa) onde foi acusado de ser homossexual. Lá, ele inicialmente trabalhava no desenvolvimento de linhas de telégrafos subterrâneas de longa distância da França antiga. Nomeado professor e inspetor da École Superieure em 1882, Thévenin tornou-se cada vez maisinteressado em problemas de medidas em circuitos elétricos. Como resultado do estudo das Leis de Kirchhoff e da lei de Ohm, ele desenvolveu seu famoso teorema, o Teorema de Thévenin, que torna possível calcular correntes em circuitos elétricos complexos.

TEOREMAS DE THÉVENIN E NORTON – ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Edgar Zuim

1

1. considerando-se que R3 é uma carga qualquer, elimina-se o mesmo docircuito obtendo-se assim os pontos a e b; 2. coloca-se a fonte E em curto; 3. com a fonte em curto, calcula-se a resistência equivalente vista através dos pontos a e b;

4. elimina-se o curto da fonte, e calcula-se agora a tensão entre os pontos a e b, onde se observa tratar-se de um divisor de tensão.

Procedimento para a obtenção do circuito equivalente de Thévenin, a partir do resistor R2.Voltando ao circuito inicial, a título de aprendizado e fixação de conceito, veremos como ficaria o circuito equivalente de Thévenin a partir do resistor R2. 1. o procedimento é idêntico ao anterior, só que agora eliminaremos o resistor R2;

TEOREMAS DE THÉVENIN E NORTON – ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Edgar Zuim

2

2. calcula-se a resistência equivalente de Thévenin vista a partir dos pontos a eb;

3. como anteriormente descrito, elimina-se o curto da fonte e calcula-se a tensão equivalente de Thévenin. Neste caso, Vth é a tensão nos extremos de R3, que será a mesma entre os pontos a e b.

EXEMPLO 1: Calcule o equivalente Thévenin no circuito abaixo:

TEOREMAS DE THÉVENIN E NORTON – ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Edgar Zuim

3

1. colocando a fonte em curto, podemos calcular aRth:

Rth =

4.6 24 = = 2,4Ω 10 46

2. eliminando-se o curto da fonte, calcula-se agora Vth, que é a tensão nos extremos de R2

Vth =

20 . 6 120 = = 12V 10 46

O circuito equivalente Thévenin ficará então composto por Vth e Rth conforme ilustra a figura abaixo:

Neste caso, a partir deste circuito equivalente, podemos calcular rapidamente a corrente, potência ou tensão em qualquerresistor ligado entre os pontos a e b. Para mostrar a utilidade da aplicação do teorema de Thévenin, calculemos a corrente em uma carga resistiva de 3,6Ω inserida entre os pontos a e b, das duas maneiras:

TEOREMAS DE THÉVENIN E NORTON – ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Edgar Zuim

4

1. usando o circuito equivalente de Thévenin:

A corrente na carga será: I = Vth / Rth + R pois os resistores...
tracking img