JEROME BRUNER

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 18 de março de 2015
 JEROME BRUNER
Jerome Seymour Bruner (Nova Iorque, 1 de outubro de 1915) é um psicólogo estadunidense, de família polonesa. Graduou-se na Universidade de Duke, na cidade de Durham (Carolina do Norte), em 1937 e posteriormente em Harvard, na cidade de Cambridge (Massachusetts). Professor de psicologia em Harvard e depois em Oxford,escreveu importantes trabalhos sobre educação, liderou o que veio a ser conhecido como o Revolução Cognitiva, na década de 1960. Esta introduz novas perspectivas no estudo da mente, superando os postulados colocados até aquela época pelo behaviorismo, que focava apenas nos fenômenos observáveis. Durante o governo dos presidentes Kennedy e Johnson ele chefiou o Comitê de Ciências (Science and AdvisoryCommittee). Atualmente é professor da Escola de Direito da NYU.
Foi um dos pioneiros nos estudos da Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos. Bruner inicia seus estudos da sensação e da percepção humanas como parte de um processo ativo e não apenas receptivo.
Precisamos fazer um diferencial entre percepção e sensação. A sensação é a capacidade de codificar certos aspectos da energia físicae química que nos circunda, representando-os como impulsos nervosos capazes de serem compreendidos pelos neurônios, ou seja, é a recepção de estímulos do meio externo captado por algum dos nossos cinco sentidos: visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa. A sensação permite a existência desses sentidos.
Já a percepção é a capacidade de interpretar essa sensação, associando informaçõessensoriais a nossa memória e cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento. Por exemplo, um som é captado pela nossa sensação auditiva, mas identificar se esse som é uma voz humana, uma buzina ou um barulho de algo quebrando, fica a cargo da nossa percepção auditiva. Da mesma forma, quando eu vejo um objeto captado pela minha sensação visual, apercepção visual vai interpretar e associar aquela imagem a um conceito, onde eu posso estar vendo um sofá, um rádio ou mesmo um animal de estimação.
Na estrutura teórica de Bruner, o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas idéias ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais.

Em 1947 Bruner publicou seu clássico estudo “Valores eNecessidades como Fatores Organizacionais na Percepção” Nesta investigação crianças ricas e pobres eram solicitadas a avaliar o tamanho de moedas e de discos de madeira. Seus resultados mostram que os valores e a necessidade das crianças ricas e pobres se diferenciavam ao superestimar o tamanho das moedas, comparadas aos discos de madeira do mesmo tamanho.
   Em 1956 publica “O Estudo do Pensamento”que inicia a Psicologia Cognitiva.
Em 1990 publica o livro ”Atos de Significação”.O aprendiz constrói  suas ideias ou conceitos baseados em seus conhecimentos, passados e atuais, seleciona e transforma a informação, construindo hipóteses  e toma decisões contando com uma estrutura cognitiva que permite ir além da informação dada.
Para Bruner o desenvolvimento é caracterizado pelo domínioprogressivo de três formas de representação do conhecimento: ativa, icônica e simbólica.

No primeiro estágio – Representação ativa – Ligada aos movimentos e respostas motoras, nesse estágio a criança representa os acontecimentos passados através de respostas motoras apropriadas e privilegia a ação como forma de representação do real, sendo por isso que a criança dessa faixa etária aprende,sobretudo, através da manipulação de objetos. Nesta fase, a criança age com base em mecanismos reflexos, simples e condicionados até conseguir desenvolver automatismos. 
O segundo estágio - a representação icônica - Percepção do ambiente e formação de modelos, baseia-se na organização visual, na organização e percepção de imagens. A criança é capaz de reproduzir objetos, mas está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jerome Bruner
  • Jerome Bruner
  • Jerome bruner
  • Jerome bruner
  • Jerome bruner
  • Jerome bruner
  • jerome bruner
  • Jerome bruner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!