Jerome bruner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jerome Bruner

Jerome Seymour Bruner, nasceu em Nova York em 1 de Outubro de 1915, de família polonesa. Professor de psicologia na Universidade de Harvard e Oxford, ele escreveu importantes obras sobre a educação.
Em 1937, formou-se na Universidade de Duke, Durham na Carolina do Norte e em seguida em 1941 formou-se em Harvard, Cambridge em Massachusetts, alcançou o titulo de doutor empsicologia. Liderou o que veio a ser conhecido como Revolução Cognitiva na década de 1960.É considerado o pai da psicologia cognitiva, pois desafiou a teoria do Behaviorismo, que focava apenas nos fenômenos observáveis. Durante os governos dos presidentes Kennedy e Johnshon ele comandou o Comitê de Ciências.
Em 1950 trabalhou em Harvard como professor no departamento de relações sociais, com uma equipeformou um grupo de estudo interdisciplinar das ciências sociais. Em seguida formou o centro de estudos cognitivos. Para Jerome Bruner o processo de aprendizagem é interno, o aluno deve ser induzido a buscar o conhecimento. Possui uma obra muito diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia. Embora Bruner tenha sido um psicólogo por formação e tenha dedicado grande partedas suas obras ao estudo da psicologia, ganhou grande popularidade no mundo da educação graças à sua participação no movimento da reforma curricular, que ocorreu nos Estados Unidos, na década de 60.
Em Nova York ele ministrou varias palestras pelos estados dos Estados Unidos. Bruner foi um dos pioneiros nos estudos da sensação e percepção humana como parte de um processo ativo e não apenasreceptivo. Buscava uma nova teoria de aprendizagem na qual devesse existir uma interação entre teoria e realidade. O meio social, a cultura, as condições financeiras de cada um e o histórico de cada um pode influenciar seu modo de ser, agir e aprender. Uma característica importante de sua teoria é que o aprendizado é um processo ativo, os alunos constroem novas ideias, novos conceitos baseados em seusconhecimentos passados e atuais. O aluno seleciona e transforma a informação, constrói hipóteses e toma decisões, realizando tudo isto através de uma estrutura cognitiva. A estrutura cognitiva corresponde a esquemas ou modelos mentais que fornecem significado e organiza as experiências vividas, esta permite ao individuo acessar estas informações armazenadas em sua mente. O aprendizado tornou-se umprocesso interno e não apenas um resultado direto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos de quem aprende.
Estudar seus métodos de ensino implica em entender como se aplicar um processo de aprendizagem interdisciplinar e gradativo. Tendo assim, uma melhor assimilação dos conteúdos, onde o aluno aprende a conciliar o conteúdo teórico com seu dia-a-dia. Que se torne um processo simples,onde o aluno busque o conhecimento por livre vontade e o professor se torne seu orientador.
Bruner apelida a sua teoria de instrumentalismo evolucionista, uma vez que, para o psicólogo e pedagogo norte-americano, o homem depende das técnicas para a realização da sua própria humanidade.
Para realizar suas pesquisas Bruner estudou o trabalho de sala de aula e criou uma teoria da instrução, que sugeremetas e meios para a ação do professor, baseada na teoria da cognição. Embora sua teoria esteja ligada à pesquisa de Jean Piaget, colocando em evidencia a maturação e a interação do sujeito com o ambiente no centro do processo de desenvolvimento e de formação da pessoa, Bruner acentua o carácter contextual dos factos psicológicos. A abertura à influência do contexto e do social no processo dedesenvolvimento e de formação torna a teoria de Jerome Bruner mais abrangente do que a teoria de Jean Piaget e fazem com que aquele consiga incorporar a transmissão social, o processo de identificação e a imitação no processo de desenvolvimento e formação. O carácter desenvolvimentista da teoria de Bruner mantém-se graças à tónica que ele coloca no papel da equilibração, ou seja, a capacidade que...
tracking img