Jerome bruner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bruner
“A teoria do ensino
Bruner apresenta como princípios básico da sua teoria primeiro que o aprendizado é um processo ativo do sujeito; segundo que a estrutura cognitiva do sujeito é ofundamento para a aprendizagem (estrutura cognitiva: esquemas e modelos mentais). Em terceiro que o conhecimento aprendido fornece significado e organização à experiência do sujeito.
Bruner também apresentauma teoria da cognição e da instrução que sugere meios para ação do educador. O mesmo autor coloca como pontos básicos para o ensino aprendizagem: a) a aprendizagem consiste na mobilização cognitivapara a categorização. b) A categorização se processa por; seleção de informação, geração de proposições e simplificação. c) O sujeito (estudante) interage com a realidade segundo suas categorias. d)As categorias determinam diferentes signos e significados na aprendizagem. e) O currículo escolar deve ser trabalhado no modelo espiral (que sugere a retomada do conhecimento por diferentes dinâmicasmetodológicas).
Bruner que seu método é socrático; fundamento é a interação- criança - assunto e modo de apresentá-lo. O conhecimento de mundo fundamenta-se num modelo representativo da realidadeconforme três técnicas: ação – imagem – símbolo. Por último que o pensamento da criança evolui com a linguagem e dela depende.
“Contribuições e pesquisas”
As contribuições de Bruner para a psicologiado desenvolvimento. Como método de procedimento recorreu-se ao monográfico. Os dados coletados foram através de pesquisa bibliográfica. Jerome Bruner é considerado o pai da psicologia cognitiva, poisdesafiou o paradigma do Behaviorismo. Em 1950 trabalhou em Harvard como professor no Departamento de Relações Sociais, onde juntamente com outros profissionais formou um grupo de estudointerdisciplinar das ciências sociais. Logo, após criou o centro de estudos cognitivos. Para ele o processo de aprendizagem é interno, o aluno deve ser instigado a buscar o conhecimento. Hoje Jerome Bruner vive em...
tracking img